Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copa da Inglaterra não terá mais jogo de desempate a partir da próxima temporada

A FA Cup é copa mais antiga do mundo
A FA Cup é copa mais antiga do mundoReuters
As partidas extras de desempate da Copa da Inglaterra serão eliminadas a partir da próxima temporada como parte de um acordo com a Premier League, anunciou a Federação Inglesa de Futebol (FA) na quinta-feira (18).

A FA disse que "a competição será disputada sem replays" a partir da terceira rodada, que é a fase em que os times profissionais entram no torneio mais antigo do futebol mundial.

"O formato atual, que não tem replays da quinta rodada em diante, foi estendido à luz das mudanças no calendário impulsionadas pela expansão das competições da UEFA", explicou a federação, que pretende fortalecer a liga inglesa com a alteração.

Outra mudança é que a final da FA Cup será realizada no penúltimo fim de semana da temporada da Premier League, em um "sábado exclusivo", sem jogos da Premier League no mesmo dia.

A pausa no meio da temporada também foi removida do calendário, para permitir que a Premier League comece em meados de agosto.

O Coventry está na semi desta temporada da FA Cup
O Coventry está na semi desta temporada da FA CupProfimedia

Reação

A remoção gradual dos replays das rodadas posteriores da FA Cup foi criticada, com alguns comentaristas dizendo que é mais uma erosão da importância da competição.

No passado, clubes menores que empatavam em casa com adversários de primeira linha na Copa da Inglaterra desfrutaram de ganhos financeiros com a garantia dos replays.

O técnico do Sheffield United, Chris Wilder, detonou a ideia, dizendo que o futebol é sempre "dominado por gente grande".

"Esse novo acordo entre a FA e a Premier League fortalece a FA Cup e dá a esse torneio muito especial fins de semana exclusivos em um calendário cada vez mais movimentado", justificou Mark Bullingham, CEO da FA da Inglaterra, em um comunicado.

"O novo cronograma garante que a magia da copa seja protegida e aprimorada, enquanto trabalha para todo o esporte inglês", acrescentou.

Como parte do acordo, a Premier League aumentará o financiamento que fornece à pirâmide do futebol inglês, dando um adicional de 33 milhões de libras (US$ 41,15 milhões) para o desenvolvimento do futebol de base.

A Premier League já fornece 100 milhões de libras em financiamento para equipes de ligas inferiores.

"Esse (investimento) melhorará as instalações para as comunidades e os clubes das ligas inferiores em todo o país, por meio da Football Foundation e do Premier League Stadium Fund", disse Richard Masters, diretor executivo da Premier League.

As semifinais da FA Cup desta temporada serão realizadas em fim de semana, com o atual campeão Manchester City enfrentando o Chelsea no sábado (20) e o Coventry enfrentando o Manchester United no domingo (21).

Siga as semis da Copa da Inglaterra em tempo real