Grealish realiza sonho de infância após levantar a Copa da Inglaterra com o City
"São coisas com as quais você sonha quando é criança", disse o sorridente ala à BBC, descrevendo o momento como "inacreditável".
"Acho que os estrangeiros não sabem tanto quanto nós, ingleses; nós sabemos o que significa jogar uma final. Eu perdi uma quando estava no Aston Villa e estava desesperado para ganhar uma."
Ilkay Gundogan (32) marcou os dois gols do City, fazendo história com um belo voleio aos 12 segundos de jogo em um Estádio de Wembley ensolarado - o gol mais rápido já marcado na final da FA Cup.
O início rápido do City não foi surpresa para o meio-campista alemão. "Buscamos isso, fazer um lançamento longo para Erling (Haaland) e depois pegar a segunda bola e tentar atacar rapidamente", disse ele.
"A bola foi colocada de forma incrível para mim e eu só tinha de acertá-la. Obviamente, foi um golpe muito bom, entrou e foi incrível."
O City, que conquistou seu terceiro título consecutivo da Premier League há duas semanas e pode adicionar seu primeiro título da Liga dos Campeões com uma vitória sobre a Inter de Milão em Istambul no próximo sábado, foi perigoso porque tinha uma mistura de tudo, disse Grealish.
"Obviamente, todos estão confiantes, mas temos os jogadores mais velhos com experiência, temos os mais jovens e acreditamos muito em nós mesmos e temos muita confiança, e acho que isso ficou evidente hoje", disse ele.
"Tenho certeza de que teremos uma boa noite hoje e depois voltaremos ao trabalho amanhã e na segunda-feira para um grande jogo na próxima semana."
Bruno Fernandes (28) marcou o único gol do United com um pênalti após uma decisão controversa de toque de mão contra Grealish.
"Eu realmente não sei como isso é um pênalti... Eu nem estava olhando para a bola", disse Grealish. "Posso entender se estiver tentando bloquear um cruzamento e estiver olhando para ela, mas de qualquer forma Gundo me salvou."
O sábado marcou a primeira final histórica da Copa da Inglaterra entre os rivais de Manchester.
A tríplice coroa foi conquistada por apenas um outro clube inglês - o Manchester United em 1999 - e a equipe de Erik ten Hag não teria gostado nada mais do que estragar o sonho do City.
Perguntado se planejava festejar no sábado à noite, Grealish disse: "É claro que vou! Eu não ganho a FA Cup, ganho toda semana? Então, é claro que vou me divertir.
"Vou me divertir e amanhã, obviamente, voltarei direto para o treinamento e mal posso esperar pela próxima semana. Eu amo muito essa equipe."