Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Argélia e Senegal garantem vaga na Copa Africana de Nações

Reuters
Riyad Mahrez, da Argélia, durante a partida contra o Níger
Riyad Mahrez, da Argélia, durante a partida contra o Níger Profimedia
Os atuais campeões do Senegal, além de Burkina Faso, África do Sul e Tunísia adicionaram seus nomes à lista de equipes classificadas para a Copa Africana de Nações do próximo ano, após vencerem seus compromissos fora de casa, que aconteceram na última terça-feira pelas Eliminatórias.

Senegal, que venceu o torneio em Camarões há cerca de 14 meses, derrotou Moçambique por 1 a 0, fora de casa, para manter campanha de 100% e garantir a primeira colocação do Grupo L, enquanto um ponto para Burkina Faso, no Togo, em um empate de 1 a 1, foi suficiente para que eles avançassem do Grupo B.

A África do Sul conseguiu uma vitória fora de casa por 2 a 1 sobre a Libéria para se juntar ao Marrocos, que se classificou sem entrar em campo na semana passada, fazendo parte do Grupo K.

A Tunísia garantiu a segunda colocação do Grupo J, com Haithem Jouini marcando o único gol, em partida fora de casa, contra a vizinha Líbia, em Benghazi. Torcedores revoltados do time da casa jogaram garrafas em campo nos últimos 10 minutos para deixar o local parecendo uma zona de batalha.

A Argélia é o outro país a ter garantido a classificação, que veio na segunda-feira ao vencer o Níger, juntamente com a anfitriã Costa do Marfim.

Mohamed Salah marcou em vitória do Egito por 4 a 0, fora de casa, no Malaui, para assumir a liderança do Grupo D. Na mesma rodada, houve uma derrota surpreendente de Camarões, fora de casa, contra a Namíbia.

Cabo Verde, Guiné Equatorial, Gâmbia e Uganda também venceram na terça-feira para se manterem na disputa.

Boulaye Dia marcou o gol do Senegal aos 18 minutos, em Maputo, para ganhar a chance de defender seu título na Costa do Marfim no próximo mês de janeiro.

A África do Sul havia jogado fora uma vantagem de dois gols no empate de 2 a 2 contra a Libéria em casa na última sexta-feira. Mas, sua vitória por 2 a 1 em Monróvia, na terça-feira, garantiu a eles um lugar entre os dois primeiros, eliminando a Libéria.

O capitão da Namíbia, Peter Shalulile, marcou um dos gols, assim como Absalom Iimbondi. A vitória fez o país do sul da África conquistar uma vitória histórica sobre os pentacampeões africanos.

Camarões só pôde responder com um consolo tardio de Vincent Aboubakar, mas ainda se classificará se vencer em casa o Burundi, em sua última partida das eliminatórias, em setembro.

A vitória de Gâmbia, por 1 a 0 sobre Mali, com um gol do zagueiro Omar Colley no final da partida, os manteve na briga pela classificação. Seu desempenho em Camarões, quando estrearam no torneio na edição de 2021, os fez chegar às quartas-de-final.

Os dois primeiros colocados em todos os 12 grupos se classificaram, exceto no Grupo H, onde a anfitriã Costa do Marfim está competindo. Apenas um outro país, além dos marfinenses, avançará desse grupo. A próxima e penúltima rodada das eliminatórias está agendada para junho.

Acompanhe toda a ação no Flashscore.