Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nigéria recua de votação popular para decidir futuro do técnico da seleção

Peseiro em sua apresentação em Abuja, em junho de 2022
Peseiro em sua apresentação em Abuja, em junho de 2022Federal Ministry of Youth and Sports Development
O presidente da Federação Nigeriana de Futebol (NFF), Ibrahim Gusau, havia anunciado que os torcedores decidiriam em uma votação popular o futuro do técnico da seleção do país, o português José Peseiro.

Mas segundo informam nesta segunda-feira (26) o jornal nigeriano Daily Post e o portal Politics NigeriaPeseiro "está perto de assinar" uma extensão de contrato até o fim do ano – sem a necessidade da votação.

Há um ano no cargo, o atual acordo do treinador com a seleção expira na sexta-feira (30).

O português conseguiu classificar a Nigéria para a Copa Africana de Nações (CAN) deste ano, apesar de ter perdido cinco jogos desde que assumiu a equipe.

Muitos torcedores consideram, porém, que Peseiro depende demais dos craques das Super Águias, os atacantes Victor Osimhen e Samuel Chukwueze, e seu time não tem jogado bem.

Se de fato fechar o novo contrato, o treinador fica no comando das Super Águias até o final da CAN, que será realizada na Costa do Marfim.

Referendo pelo telefone

Em um programa de rádio local no último sábado, Gusau havia prometido fazer uma votação por telefone para "ouvir o ponto de vista" dos nigerianos.

"Tentamos com treinadores estrangeiros e outros daqui. Talvez ainda não tenhamos encontrado a pessoa certa, por isso o público vai decidir se Peseiro deve continuar ou sair", acrescentou o dirigente na entrevista ao programa Gbamm! LovingFootball.

Essa votação popular também poderia gerar uma renda extra num momento em que a NFF sofre uma dura crise econômica.

Peseiro, cujo salário é de US$ 70 mil por mês, vem sofrendo com atrasos em seus pagamentos.

Após a entrevista, Gusau não chegou a detalhar seu plano, nem a anunciar o referendo oficialmente, e ideia por enquanto não vingou.