Terremoto não impede jogo das Eliminatórias em Marrakech
No entanto, o jogo de sábado entre Marrocos e Libéria, em Agadir, a cerca de 260 km do epicentro do terremoto, foi adiado.
As seleções de Gâmbia e Congo passaram a noite dormindo ao lado das piscinas de seus hotéis depois que o terremoto de magnitude 6,8 atingiu as montanhas do Alto Atlas e danificou edifícios na vizinha Marrakech. Foi o tremor mais mortal do país em mais de seis décadas.
Ambos os técnicos disseram que seus jogadores ficaram traumatizados com o evento, mas foram informados de que deveriam continuar com a partida.
O confronto de domingo, que decide quem se classifica junto com Mali, vencedor do Grupo G, está sendo disputado em Marrakech porque Gâmbia não tem um estádio adequado para receber jogos internacionais.
"Fomos informados de que o nosso jogo de domingo deve ser realizado. É muito estranho que o jogo do Marrocos tenha sido cancelado, mas o nosso não", disse o técnico de Gâmbia, Tom Saintfiet, à Reuters.
Desde então, a CAF confirmou a decisão sem fazer comentários. "Estamos do lado de fora há cerca de 13-14 horas", acrescentou Saintfiet.
"O hotel está danificado, mas esperamos conseguir novos quartos no local. Mas achamos melhor que o jogo seja adiado porque o clima entre os jogadores é compreensivelmente sombrio e todos estão um pouco assustados."
O técnico do Congo, Paul Put, disse que seus jogadores não sofreram ferimentos.
"Estamos bem, mas ainda em choque. Mentalmente, é difícil manter a concentração. Tivemos que dormir do lado de fora, perto da piscina. Foi muito assustador e, até agora, é uma situação complicada para os jogadores", disse ele à Reuters.
O Marrocos já está classificado junto da a África do Sul no Grupo K e a partida contra a Libéria é a última das Eliminatórias, cujo resultado é de interesse acadêmico.
"Após o terremoto que afetou certas regiões do Marrocos, a Federação Real Marroquina de Futebol anuncia o adiamento da partida (...) para uma data posterior, em acordo com a Confederação Africana de Futebol", disseram as autoridades em um comunicado.
"... a família do futebol nacional apresenta suas mais sinceras condolências às famílias das vítimas e deseja uma rápida recuperação a todos os feridos."