Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Corinthians bate Atlético-MG nos pênaltis e se classifica na Copa do Brasil

Matheus Bidu iniciou a reação do Corinthians no primeiro tempo
Matheus Bidu iniciou a reação do Corinthians no primeiro tempoProfimedia
O Corinthians bateu o Atlético-MG por 3 a 1 nos pênaltis, nesta quarta-feira (31), na Neo Química Arena, e está nas quartas de final da Copa do Brasil. A vitória nas penalidades veio depois de um grande triunfo por 2 a 0, com gols de Matheus Bidu e Róger Guedes.

Finalista da última edição, o Corinthians avançou às quartas de final pelo segundo ano consecutivo. O Timão está em busca do seu quarto título na competição, que não vence desde 2009. Com duas vitórias seguidas por 2 a 0 em sua casa, o time de Vanderlei Luxemburgo viaja para enfrentar o América-MG pelo Brasileirão, no sábado (3).

O Atlético-MG assistiu à repetição de um filme da Copa do Brasil de 2022, quando, após abrir vantagem sobre o Flamengo em casa, deixou a classificação escapar fora de seus domínios. Fora do principal mata-mata nacional, o Galo agora foca suas atenções na Libertadores e no Brasileirão. O próximo jogo da equipe de Eduardo Coudet é o clássico mineiro contra o Cruzeiro, no sábado.

As estatísticas de Corinthians x Galo (a vitória nos pênaltis adiciona um gol ao vencedor)
As estatísticas de Corinthians x Galo (a vitória nos pênaltis adiciona um gol ao vencedor)Flashscore

Fiel empurra para a virada

A atmosfera da Neo Química Arena estava muito favorável ao Corinthians quando o duelo foi para os pênaltis. Primeiro a cobrar, Hulk parou em Cássio e explodiu a Fiel. Fábio Santos veio logo em seguida para colocar o Timão em vantagem. Edenilson foi outro que desperdiçou para o Galo, colocando a bola no travessão. Everson ainda pegou a cobrança de Yuri Alberto e deixou a diferença em apenas um gol.

Porém, mesmo com Paulinho convertendo sua cobrança, Battaglia isolou e deixou o Corinthians em posição de fechar a disputa. Fausto Vera fez o seu e Maycon finalizou para completar a grande virada corintiana.

Galo entrega primeiro gol 

Com mudanças no time titular, Eduardo Coudet optou por não colocar Hulk desde o início para enfrentar o Corinthians em Itaquera. Do outro lado, Luxemburgo foi com o que tinha de melhor, obstinado a tentar reverter a boa vantagem do clube mineiro. O que se viu em campo, para além das escalações, foi uma grande diferença de intensidade.

O Corinthians envolveu o Atlético-MG durante todo o jogo
O Corinthians envolveu o Atlético-MG durante todo o jogoPedro Souza/Atlético

A desconcentração por parte dos jogadores atleticanos, evidente desde os minutos iniciais, se mostrou clara no lance do primeiro gol, aos 34 minutos. Otávio errou em recuo para Maurício Lemos e Yuri Alberto ganhou dividida para ficar com a bola. Após defesa de Everson, Renato Augusto encontrou Matheus Bidu dentro da área e o lateral empurrou de peito para o gol vazio.

Guedes força pênaltis

Diante da atuação fraca na primeira etapa, Coudet voltou do vestiário com quatro mudanças, incluindo a saída de Eduardo Vargas para a entrada de Hulk. O Atlético melhorou ligeiramente, mas, nem de perto, igualou a competitivade dos donos da casa.

Após sobreviver à melhora do Galo, o Corinthians voltou a atacar e quase marcou em dupla bola na trave de Yuri Alberto e Fausto Vera. Minutos depois, Róger Guedes foi oportunista em jogada praticamente perdida na linha de fundo, driblou Everson e tocou para o fundo do gol.

Róger Guedes fez o segundo gol do Corinthians na Neo Química Arena
Róger Guedes fez o segundo gol do Corinthians na Neo Química ArenaProfimedia

Aberto até o fim, o duelo nos 90 minutos ainda apresentou chances para as duas equipes. Paulinho desperdiçou uma para o Atlético-MG chutando por cima; Fausto Vera parou em Everson cabeceando livre na área. No fim, a decisão foi para pênaltis, com triunfo do Corinthians.