Fluminense supera expulsão e pressão do Fla para ficar no empate na Copa do Brasil
Foi o primeiro jogo do Flamengo sem marcar sob o comando de Sampaoli. O Fluminense se destacou no aspecto defensivo, sendo obrigado a mostrar um estilo de jogo que sua torcida não está acostumada, de muita marcação e preenchimento de espaços, aliados com pouquíssimas faltas.
Os dois times voltam a se enfrentar no dia 1° de junho para definir um dos classificados para as quartas de final. Novo empate leva a decisão para os pênaltis. Quem vencer, garante a vaga para a próxima fase.
No sábado, pela 7ª rodada do Brasileirão, o Fluminense encara o Botafogo, enquanto o Flamengo recebe o Corinthians no domingo. Os rivais chegam para o próximo compromisso vindo de duas vitórias no torneio nacional.
Fluminense pressionado e desconfortável
O Flamengo mandou no primeiro tempo, sem deixar o Fluminense jogar. A marcação alta do Fla impedia o time do técnico Fernando Diniz de exercer sua principal característica de sair tocando a bola desde o campo de defesa. Fábio fez boa defesa no começo do jogo, não demorando a salvar o Fluminense, situação que voltaria a se repetir no segundo tempo.
O Tricolor estava visivelmente desconfortável com a pressão sofrida, sendo jogado pra trás e sem conseguir trocar passes e levar perigo à meta de Santos. As divididas e segundas bolas eram todos do rubro-negro, que tinha sete finalizações a zero com 23 minutos de jogo.
Na melhor das chances, Gabi acertou a trave de Fábio, com Arrascaeta chutando por cima no rebote. Gerson também perdeu boa oportunidade em toque de cobertura, aproveitando falha de Nino. O primeiro chute do Flu veio com Marcelo aos 28 minutos, pouco antes do lateral-esquerdo sair lesionado de campo.
Expulsão e mais pressão
O segundo tempo mal havia começado quando o Fluminense ficou com um jogador a menos. Gabigol ia levar a melhor sobre Felipe Melo para sair na cara de Fábio quando foi derrubado, fazendo o zagueiro ser expulso.
Com 10 homens em campo, o Fluminense foi obrigado a recuar ainda mais suas linhas, colocando boa parte deles dentro da área durante os avanços do Flamengo.
O time do técnico Jorge Sampaoli rodava a bola de um lado para o outro, com o Fluminense fechando bem os espaços e testando a paciência do seu adversário.
O bom posicionamento defensivo do Tricolor foi um dos poucos pontos positivos em um jogo em que o time mais se defendeu do que qualquer outra coisa. Diante do contexto apresentado, o empate teve sabor de vitória para o Flu.
Atuações
Apesar da pressão do Flamengo, os maiores destaques do jogo foram do Flu, segundo o Flashscore: Fábio e Arias, ambos com nota 7,8. Entenda aqui o sistema de avaliação.
Do lado do Fla, o melhor foi Léo Pereira (7,6), seguido por Gerson (7,4). Confira abaixo o desempenho de todos os jogadores.