Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Grêmio melhora no 2° tempo, vence ABC e leva boa vantagem para o Sul na Copa do Brasil

Grêmio foi pouco ameaçado pelos donos da casa
Grêmio foi pouco ameaçado pelos donos da casaABC - Divulgação
ABC e Grêmio fizeram um jogo que foi fraco no primeiro tempo e mediano no segundo, nesta quinta-feira, no estádio Frasqueirão, em Natal, pela 3ª fase da Copa do Brasil. O confronto terminou com vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram marcados por Villasanti e Bitelo.

Os dois times voltam a se enfrentar no dia 27 de abril na Arena Grêmio, com os gaúchos podendo perder por um gol de diferença para se classificar para as oitavas de final. Vitória nordestina por dois gols leva a decisão para as penalidades. 

O gramado do estádio potiguar atrapalhou um jogo mais interessante, "travando" os dois times nos momentos de imprimir mais velocidade em suas ações. 

O Tricolor contou com vários desfalques, a maioria deles por lesão. Dois foram preservados: o meia uruguaio Carballo e o atacante Suárez, com o meia Vina sendo deslocado para o setor ofensivo, sem conseguir render o que era esperado pelo técnico Renato Portaluppi. 

Grêmio sentiu mudanças

A série de ausências fez o treinador gremista escalar um time com três zagueiros, sistema que dificultou as boas ações no primeiro tempo. A ideia de Renato era ter um time mais intenso na marcação e eficiente nas bolas paradas, alternativa que podia decidir a partida, sendo também um dos pontes fortes do adversário. 

O ABC não conseguiu aproveitar a falta de entrosamento dos visitantes em uma etapa inicial fraca e pobre em termos de criatividade. 

Grêmio leva boa vantagem para dentro de seu estádio
Grêmio leva boa vantagem para dentro de seu estádioABC - Divulgação

Jogo "menos pior" e gols valiosos para o Grêmio

No segundo tempo, o jogo melhorou, mas não muito. Mais espaços apareceram, assim como o número de situações de gol, com os dois times pecando na hora de definir. 

O Grêmio aproveitou que o ABC cansou e mal incomodava para encontrar seu primeiro gol. Aos 31 minutos, Vina foi na linha de fundo para fazer assistência precisa para Villasanti, que apenas cumprimentou de cabeça, da pequena da área, para tirar o zero do placar. O 1 a 0, dentre as condições de gramado, mando de campo e ausências, estava de ótimo tamanho para o Grêmio.

O que estava bom ficou ainda melhor com Bitelo anotando um golaço, o seu quinto em 2023. Aos 36 minutos, da entrada da área, sem marcação, ele teve tempo de sobra para acertar um chute primoroso no ângulo do goleiro Simão, que nada pôde fazer.

Chegava ao fim uma série de 32 jogos de invencibilidade do ABC dentro de casa. Desde janeiro de 2022 que o time alvinegro não perdia dentro de seus domínios. 

No domingo, o Grêmio estreia no Brasileirão contra o Santos, em casa. No mesmo dia, fora de casa, o ABC faz seu primeiro jogo na Série B diante do Londrina. 

Veja foi como ABC x Grêmio

Equipes definem vaga no jogo de volta em Porto Alegre
Equipes definem vaga no jogo de volta em Porto AlegreABC - Divulgação