Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Grêmio sofre, mas bate o Bahia nos pênaltis e vai à semi da Copa do Brasil

Gabriel Grando foi o grande herói gremista nos pênaltis
Gabriel Grando foi o grande herói gremista nos pênaltisProfimedia
O Grêmio venceu o Bahia nos pênaltis por 4 a 3 nesta quarta-feira (12), na Arena do Grêmio, e se classificou para as semifinais da Copa do Brasil. O Imortal precisou buscar o empate em 1 a 1 no tempo normal, e avançou com brilho de Gabriel Grando nas penalidades.

Pela terceira vez nos últimos cinco anos, o Grêmio volta às semifinais, e segue em busca do hexacampeonato. Caso consiga, o Tricolor Gaúcho se tornará, ao lado do Cruzeiro, o maior campeão da Copa do Brasil.

Veja a tabela completa da Copa do Brasil

A boa fase se estende ao Brasileirão, no qual o clube ocupa a 3ª posição e luta pelo título. Com duelo contra o Corinthians no próximo fim de semana adiado, a equipe de Renato Portaluppi só volta a jogar no outro sábado (22), diante do Atlético-MG.

As estatísticas de Grêmio x Bahia (a vitória nos pênaltis adiciona um gol ao vencedor)
As estatísticas de Grêmio x Bahia (a vitória nos pênaltis adiciona um gol ao vencedor)Flashscore

O Bahia caiu pela sétima vez nas quartas de final da Copa do Brasil, ainda sem alcançar as semifinais. Agora o time de Renato Paiva concentra suas forças no Brasileirão, no qual ocupa a 16ª posição. No domingo (16), visita o Athletico-PR em Curitiba.

Gabriel Grando brilha nos pênaltis

A disputa por pênaltis sob chuva em Porto Alegre foi repleta de erros dos dois lados. No final, brilhou a estrela de Gabriel Grando, goleiro do Grêmio.

Até o quinto pênalti, os dois times foram perfeitos. Bruno Alves foi o primeiro a desperdiçar, do lado gaúcho. Em seguida, o Bahia errou com Cicinho, que parou na primeira defesa de Gabriel Grando.

Os donos da casa tiveram o primeiro match point quando Acevedo bateu para fora. No entanto, Bitello também errou a meta e deixou a disputa ir para as alternadas. Foi nelas que o arqueiro do Grêmio apareceu de novo e defendeu o chute de Gabriel Xavier para classificar os gaúchos.

Jogaço no tempo normal

Os 90 minutos de bola rolando na Arena do Grêmio foram de tirar o fôlego dos torcedores. Mesmo com o Grêmio tomando a iniciativa, o Bahia não se negou a atacar em nenhum momento. O resultado foi um duelo repleto de chances. Antes do intervalo, os gaúchos perderam um pênalti, com Cristaldo parando em Marcos Felipe. Os visitantes ainda aproveitaram para sair na frente em golaço de Everaldo.

Everaldo marcou um golaço para o Bahia
Everaldo marcou um golaço para o BahiaFelipe Oliveira/EC Bahia

A segunda metade foi ainda mais movimentada e espetacular. O Grêmio se lançou totalmente ao ataque até conseguir o empate, marcado por Villasanti. Os dois times fugiram do senso comum, não se contentaram com a disputa por pênaltis e fizeram um fim de jogo insano. Apenas nos últimos 10 minutos foram quatro bolas na trave — duas para cada lado — e alguns milagres dos goleiros.

Villasanti fez o gol de empate do Grêmio
Villasanti fez o gol de empate do GrêmioProfimedia

Atraso de uma hora por chuva

A chuva intensa que atingiu Porto Alegre nesta quarta-feira, em razão da passagem de um ciclone extratropical, atrasou o início do duelo por uma hora. A partida, marcada para as 19h, começou às 20h. O gramado encharcado afetou o jogo nos primeiros minutos, mas logo a água escoou e não comprometeu a qualidade do duelo.

Chuva muito forte atingiu Porto Alegre durante toda a quarta-feira (12)
Chuva muito forte atingiu Porto Alegre durante toda a quarta-feira (12)Profimedia