África anuncia fórmula de disputa de suas Eliminatórias para a Copa de 2026
O continente terá nove vagas no torneio ampliado de 48 equipes na América do Norte e decidiu por um formato de nove grupos, em que apenas o vencedor se classificará para a Copa do Mundo, anunciou a Confederação Africana de Futebol na sexta-feira.
Anteriormente, a África tinha até três estágios de qualificação - rodadas preliminares envolvendo os países com classificação mais baixa, depois uma fase de grupos seguida de playoffs de duas partidas para decidir os cinco representantes.
Para o torneio do ano passado no Catar, todo o processo de qualificação africano foi reunido em um período de seis meses, mas para 2026 serão necessários 23 meses para que os nove finalistas sejam conhecidos.
O sorteio dos nove grupos será realizado em Cotonou, Benin, em 12 de julho, informou a CAF.
Ela não deu maiores explicações, mas espera que todos os 54 países africanos se inscrevam, o que significa que cada grupo será composto por seis nações e provavelmente selecionará as equipes para o sorteio de acordo com as últimas classificações da FIFA.
As eliminatórias começarão em novembro e continuarão em junho do próximo ano, e haverá três janelas separadas em março, setembro e outubro de 2025 para concluir os grupos.
Os quatro melhores segundos colocados dos grupos jogarão em um torneio de repescagem da CAF em novembro de 2025 e os vencedores desse torneio competirão no torneio de repescagem da FIFA em março de 2026 por uma possível 10ª vaga africana.
Esse torneio de repescagem envolverá seis equipes para decidir as duas últimas vagas para a Copa do Mundo. As seis equipes serão uma de cada confederação, exceto da Europa, e uma equipe adicional da confederação dos países anfitriões (CONCACAF).
A Copa do Mundo no Canadá, México e Estados Unidos será disputada em meados de 2026. A FIFA, órgão dirigente do futebol mundial, já anunciou que a final será disputada em 19 de julho.