Com golaço de Enner Valencia, Equador vence Colômbia fora e entra no G4 das Eliminatórias
O Equador chegou a cinco jogos invicto (3V, 2E), ultrapassou a própria Colômbia e saltou provisoriamente para o 3º lugar, com 19 pontos. La Tri segue com a melhor defesa das Eliminatórias, com apenas quatro gols sofridos em 12 partidas.
Confira a classificação atualizada das Eliminatórias Sul-Americanas
A Colômbia tem os mesmos 19 pontos do Equador, mas está atrás pelo saldo de gols. De quebra, os Cafeteros perderam a invencibilidade em casa, após quatro vitórias e um empate.
O jogo desta terça foi o último das seleções em 2024. Os próximos compromissos são na segunda quinzena de março, novamente pelas Eliminatórias. A Colômbia vai visitar o Brasil e receber o Paraguai, enquanto o Equador enfrentará Venezuela (casa) e Chile (fora).
Enner Valencia brilha
O Equador surpreendeu a Colômbia e começou melhor em Barranquilla, com marcação adiantada e postura ofensiva. A estratégia deu resultado logo aos sete minutos, graças ao talento de Enner Valencia. Após erro de Richard Ríos, o atacante arrancou desde a intermediária, deixou a defesa para trás e assinou uma pintura.
Este foi o terceiro gol de Valencia nas Eliminatórias. O centroavante do Internacional também deixou sua marca no outro jogo desta Data FIFA, na goleada sobre a Bolívia. E ele quase fez mais um em Barranquilla, logo após abrir o placar, mas a zaga colombiana salvou.
Equador resiste com um a menos
A vantagem não retraiu o Equador, mas a expulsão de Hincapié, aos 34 minutos, inverteu a dinâmica da partida. O zagueiro derrubou Jhon Córdoba fora da área em uma chance clara de gol, após uma lambança da defesa equatoriana. A partir daí, só deu Hernán Galíndez.
O goleiro de 37 anos foi o grande responsável por segurar a vitória do Equador. A pressão sufocante da Colômbia começou ainda no primeiro tempo, com direito a bola na trave de Luis Díaz e primeira defesaça de Galíndez. Na etapa final, o destaque foi o milagre do camisa 1 em um chute de Jhon Arias cara a cara.