Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Atlético de Madrid e Barcelona lutam por vaga no Mundial de Clubes de 2025

AFP
Resta uma vaga para representar a Espanha no Mundial da FIFA
Resta uma vaga para representar a Espanha no Mundial da FIFAAFP
Além da classificação para as semifinais da Liga dos Campeões, Atlético de Madrid e Barcelona lutam à distância por uma vaga no lucrativo Mundial de Clubes, cuja nova fórmula ampliada para 32 seleções estreará nos Estados Unidos em 2025.

A FIFA confirmou, há algumas semanas, que a primeira edição do novo torneio, que "reunirá as equipes dos clubes mais bem-sucedidos de cada uma das seis confederações internacionais", será realizada "de 15 de junho a 13 de julho" nos Estados Unidos.

Além do prestígio que a participação no torneio dará aos clubes, nem o "Atleti" nem o "Barça" esquecem que a classificação para o novo Mundial de Clubes significará receitas que a imprensa espanhola estima em pelo menos 50 milhões de dólares. 

Barcelona precisa se classificar para as semis da Champions para seguir sonhando com vaga no Mundial da FIFA
Barcelona precisa se classificar para as semis da Champions para seguir sonhando com vaga no Mundial da FIFAAFP

Duas vias para garantir a vaga

O torneio contará com 32 equipes, das quais 12 representarão a Europa. Quatro desses times serão os vencedores da Liga dos Campeões nas últimas quatro temporadas e os outros oito se classificarão através do ranking da UEFA, com no máximo duas equipes por país.

Como o Real Madrid já garantiu a sua vaga como campeão europeu em 2022 (assim como Chelsea e Manchester City, vencedores em 2021 e 2023), o futebol espanhol só poderá ter outra vaga, que será disputada por Atlético de Madrid e Barcelona.

O time rojiblanco arranca em vantagem, já que soma 65 pontos neste ranking da UEFA com base nos resultados das competições europeias dos últimos anos. O Barça tem 59, mas a corrida ainda não acabou.

A menos que um dos dois vença a competição nesta temporada e se classifique como Campeão da Europa, ambos disputarão a vaga com base nos resultados que obtiverem no restante do torneio.

Uma vitória significa dois pontos, um empate um e cada equipe ganha um ponto adicional caso avance.

Se o Barcelona vencer as duas partidas das quartas de final contra o PSG e se classificar para as semifinais, somará 5 pontos e chegará a 64, insuficientes para alcançar o Atlético, independentemente dos resultados que o time madrilenho obtiver no confronto contra o Borussia Dortmund.

Atlético de Madrid briga por vaga na semi da Champions contra o Dortmund
Atlético de Madrid briga por vaga na semi da Champions contra o DortmundAFP

Possível duelo nas semifinais

Mas o clube catalão ainda teria a possibilidade de continuar somando pontos nas semifinais, onde teria o Atlético como adversário se os dois se classificarem.

"Azulgranas" e "rojiblancos" jogariam então não só pela classificação para a final da Liga dos Campeões, mas também pela vaga no prestigiado e lucrativo Mundial de Clubes, para o qual 21 times já se garantiram.

Time de Simeone está em vantagem por vaga no torneio interclubes que vai acontecer nos EUA
Time de Simeone está em vantagem por vaga no torneio interclubes que vai acontecer nos EUAAFP

Um total de 13 deles conquistaram o título como campeões de suas respectivas confederações: Palmeiras (BRA), Flamengo (BRA), Fluminense (BRA), Leon (MEX), Monterrey (MEX), Seattle Sounders (EUA), Urawa Reds (JPN), Al Ahly (EGY), Al Hilal (KSA), Wydad (MAR), Chelsea (ING), Real Madrid (ESP) e Manchester City (ING).

Os outros oito o fizeram através do ranking: Bayern de Munique (ALE), Borussia Dortmund (ALE), PSG (FRA), Inter de Milão (ITA), Juventus (ITA), Porto (POR), Benfica (POR), Auckland City (NZL).