FIFA divulga regulamento do Mundial de Clubes 2025
Programado para acontecer entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos, o Super Mundial terá algumas regras específicas. A primeira é que cada equipe pode relacionar até 35 jogadores, mas apenas 26 podem ir para o jogo.
Os 32 times classificados serão divididos em oito grupos de quatro equipes. A FIFA ainda vai divulgar os critérios para divisões de potes e os detalhes sobre o sorteio das chaves.
Como a competição será no meio da janela de transferências, a FIFA desestimulou os jogadores a mudarem de equipe durante esse período. Se um atleta se transferir para outro participante do Mundial, ele não poderá jogar. Cada jogador só pode representar o clube pelo qual se inscreveu originalmente.
As partidas serão disputadas em 11 locais nos Estados Unidos e como algumas distâncias são relativamente longas - Seattle e Pasadena ficam na costa oeste, por exemplo - a FIFA exige que os clubes estejam na cidade em que jogaram com três a cinco dias de antecedência.
Flamengo, Fluminense e Palmeiras estão garantidos para representar o Brasil no Mundial. Atlético-MG e Botafogo estão na disputa pela última vaga, que será decidida no dia 30 de novembro, na final da Libertadores.
Clubes classificados para o Mundial de 2025:
Ásia: Al-Hilal, Urawa Red Diamonds, Al-Ain e Ulsan Hyundai;
África: Wydad Casablanca, Al-Ahly, Espérance Tunis e Mamelodi Sundowns;
América do Norte e Central: Monterrey, Seattle Sounders, León e Pachuca;
América do Sul: Flamengo, Fluminense, Palmeiras, River Plate, Boca Juniors e Atlético-MG ou Botafogo;
Oceania: Auckland City
Europa: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, PSG, Inter de Milão, Porto, Benfica, Borussia Dortmund, Juventus, Atlético de Madrid e Red Bull Salzburg
Anfitriões: Inter Miami