Manchester City goleia o Fluminense e conquista o Mundial de Clubes pela 1ª vez
O Manchester City completa o ano quase perfeito de 2023 com cinco títulos: Mundial de Clubes, Champions League, Supercopa da Europa, Premier League e FA Cup. Os Citizens se tornam também o quarto time inglês campeão mundial, depois de Manchester United (1999 e 2008), Liverpool (2019) e Chelsea (2021).
Veja a tabela completa do Mundial de Clubes 2023
A equipe de Pep Guardiola agora volta à Inglaterra e joga pela Premier League na próxima quarta-feira (27), diante do Everton.
O Fluminense encerra a sua histórica temporada com o vice-campeonato mundial e prolonga o jejum sul-americano no Mundial de Clubes. O último título de um time do continente na competição foi em 2012, quando o Corinthians bateu o Chelsea.
O campeão da Libertadores agora entra de férias e só volta a campo no dia 17 de janeiro, contra o Volta Redonda, na estreia do Campeonato Carioca.
Balde de água fria
A missão já seria muito difícil com a igualdade no placar, porém, o Fluminense nem conseguiu apresentar seu jogo e já saiu atrás. Um passe errado de Marcelo no campo de defesa deixou Nathan Aké com a bola sozinho na frente da área. O defensor acertou a trave e, no rebote, Julián Álvarez completou de peito para o gol vazio.
Mesmo muito pressionado em sua saída de bola, o Fluminense não abriu mão do seu DNA e chegou a ter mais posse que o City durante um período da primeira etapa. No entanto, o ritmo forte cansou rapidamente os jogadores do time brasileiro. Em um vacilo defensivo, os ingleses ampliaram. Phil Foden recebeu de Rodri e buscou o cruzamento, a bola desviou em Nino e morreu no fundo da rede.
O melhor em campo do lado tricolor foi Jhon Arias, dono também da melhor oportunidade do Fluminense em todo o jogo. Em escanteio criado pelo colombiano, ele conseguiu um cabeceio que exigiu grande defesa de Ederson no fim do primeiro tempo.
Flu tenta, mas City amplia
Fernando Diniz promoveu mudanças no segundo tempo e conseguiu fazer sua equipe igualar o duelo na parte física inicialmente. Mesmo assim, o Fluminense não ameaçou o gol do City. Os europeus reduziram o ritmo na segunda etapa e ainda ampliaram. Mateo Kovacic subiu pela direita e cruzou rasteiro para Phil Foden fazer 3 a 0. No fim, Julián Álvarez anotou mais um e deu números finais ao jogo.