Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Manchester City goleia o Fluminense e conquista o Mundial de Clubes pela 1ª vez

Mateus Figueiredo
O Manchester City venceu o Fluminense com muita tranquilidade
O Manchester City venceu o Fluminense com muita tranquilidadeAFP
O Manchester City venceu o Fluminense por 4 a 0 nesta sexta-feira (22) e conquistou o título do Mundial de Clubes pela primeira vez em sua história. O gol aos 40 segundos de Julián Álvarez condicionou todo o duelo e fez com que o Flu não conseguisse sequer sonhar. Nino (contra) fez o segundo, Phil Foden, o terceiro, e Álvarez anotou mais um para fechar a conta.

O Manchester City completa o ano quase perfeito de 2023 com cinco títulos: Mundial de Clubes, Champions League, Supercopa da Europa, Premier League e FA Cup. Os Citizens se tornam também o quarto time inglês campeão mundial, depois de Manchester United (1999 e 2008), Liverpool (2019) e Chelsea (2021).

Veja a tabela completa do Mundial de Clubes 2023

A equipe de Pep Guardiola agora volta à Inglaterra e joga pela Premier League na próxima quarta-feira (27), diante do Everton.

O Fluminense encerra a sua histórica temporada com o vice-campeonato mundial e prolonga o jejum sul-americano no Mundial de Clubes. O último título de um time do continente na competição foi em 2012, quando o Corinthians bateu o Chelsea.

O campeão da Libertadores agora entra de férias e só volta a campo no dia 17 de janeiro, contra o Volta Redonda, na estreia do Campeonato Carioca.

Balde de água fria

A missão já seria muito difícil com a igualdade no placar, porém, o Fluminense nem conseguiu apresentar seu jogo e já saiu atrás. Um passe errado de Marcelo no campo de defesa deixou Nathan Aké com a bola sozinho na frente da área. O defensor acertou a trave e, no rebote, Julián Álvarez completou de peito para o gol vazio.

As estatísticas de Manchester City 4x0 Fluminense
As estatísticas de Manchester City 4x0 FluminenseFlashscore

Mesmo muito pressionado em sua saída de bola, o Fluminense não abriu mão do seu DNA e chegou a ter mais posse que o City durante um período da primeira etapa. No entanto, o ritmo forte cansou rapidamente os jogadores do time brasileiro. Em um vacilo defensivo, os ingleses ampliaram. Phil Foden recebeu de Rodri e buscou o cruzamento, a bola desviou em Nino e morreu no fundo da rede.

O melhor em campo do lado tricolor foi Jhon Arias, dono também da melhor oportunidade do Fluminense em todo o jogo. Em escanteio criado pelo colombiano, ele conseguiu um cabeceio que exigiu grande defesa de Ederson no fim do primeiro tempo.

Jhon Arias foi o melhor em campo do lado do Fluminense
Jhon Arias foi o melhor em campo do lado do FluminenseAFP

Flu tenta, mas City amplia

Fernando Diniz promoveu mudanças no segundo tempo e conseguiu fazer sua equipe igualar o duelo na parte física inicialmente. Mesmo assim, o Fluminense não ameaçou o gol do City. Os europeus reduziram o ritmo na segunda etapa e ainda ampliaram. Mateo Kovacic subiu pela direita e cruzou rasteiro para Phil Foden fazer 3 a 0. No fim, Julián Álvarez anotou mais um e deu números finais ao jogo.

Julián Álvarez fez dois gols na final
Julián Álvarez fez dois gols na finalAFP