África do Sul elimina Itália nos acréscimos e vai às oitavas da Copa pela 1ª vez
Em jogo eletrizante, a África do Sul saiu atrás no placar, virou o jogo, levou o empate e, aos 47 do segundo tempo, fez o gol de sua primeira vitória em Copas.
Orsi (contra), Magaia e Kgatlana anotaram os gols das africanas. Caruso marcou os dois gols da Azzurra.
Confira os melhores momentos de África do Sul 3x2 Itália
A África do Sul terminou com 4 pontos no Grupo G e passou de fase pela primeira vez na história do torneio.
Já a Itália, que precisava apenas do empate para seguir no Mundial, parou nos 3 pontos e voltou para casa mais cedo.
A liderança da chave ficou com a Suécia (9 pontos), que ganhou da Argentina por 2 a 0, eliminou as hermanas, e se classificou para enfrentar os Estados Unidos nas oitavas.
África do Sul e Holanda se enfrentam no sábado (5), às 23h (horário de Brasília).
Confira a tabela completa da Copa
Lá e cá
A Itália começou melhor e abriu o placar aos 11 minutos depois que Chiara Beccari foi derrubada por Karabo Dhlamini na entrada da área, na frente da árbitra.
Arianna Caruso cobrou o penal com maestria.
A África do Sul acordou após o gol e aos 20, Robyn Moodaly acertou a trave. Aos 32 minutos, quando a Itália parecia controlar novamente o duelo, veio o grande presente da partida.
Benedetta Orsi fez um péssimo recuo para a goleira Francesca Durante e jogou a bola contra a própria meta, empatando o confronto.
Na segunda etapa, a partida seguiu equilibrada. Aos 23 minutos, logo depois que uma cabeçada de Beccari parou na trave, a África do Sul virou o jogo em novo erro italiano, com Hildah Magaia aproveitando uma saída de bola errada das europeias.
Aos 29 minutos, depois de Durante salvar a virada ao defender chute de Kgatlana, a Itália empatou em cobrança de escanteio desviada levemente por Caruso.
Na sequência, foi a vez da goleira Swart salvar a virada ao pegar um tiro curto de Girelli.
No finzinho, a capitã Kgatlana fez o gol da vitória após bela trama com Magaia, fazendo explodir o banco de reservas da seleção sul-africana.
Atuações
Hildah Magaia foi eleita pelo Flashscore (nota 8,6) e pela FIFA a craque do jogo. A zagueira italiana Orsi, por conta de seu gol contra e das falhas defensivas, recebeu a pior avaliação da partida (5,3).