Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Beijo forçado de Jenni Hermoso foi "gota d'água", diz Vero Boquete

AFP
Capitã da seleção nacional, Boquete foi afastada em 2017
Capitã da seleção nacional, Boquete foi afastada em 2017 Profimedia
O beijo forçado que o presidente suspenso da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, deu em Jenni Hermoso foi a "gota d'água", disse a ex-capitã da seleção nacional Verónica Boquete à AFP-TV em uma entrevista no sábado (2).

"É a gota d'água. Para chegar a esse momento em um palco tão importante, significa que, quando não há câmeras, quando não há outras pessoas, quando não é a final de uma Copa do Mundo, muitas outras coisas acontecem que são normalizadas ou permitidas. Não deveria ser assim", disse a jogadora de 36 anos da Fiorentina.

Capitã da seleção nacional, ela foi afastada em 2017 por denunciar a comissão técnica e a incompetência, segundo ela, do técnico Jorge Vilda, que acaba de ganhar a Copa do Mundo com a Espanha, apesar das tensões entre ele e suas jogadoras.

"Durante muito tempo, na seleção nacional, se você reclamasse de algo e quisesse buscar uma mudança, quem estava no comando não o ouvia. Muitas vezes, o que você recebia era arcar com as consequências de ser deixada de fora da seleção. Então, isso provocava o medo das consequências", acrescentou.

O polêmico beijo de Rubiales em Hermoso
O polêmico beijo de Rubiales em HermosoReprodução

Denunciando em um sentido mais amplo o tratamento dado às mulheres no futebol profissional, a 56 vezes jogadora da seleção espanhola disse que "quase sempre as pessoas no futebol são homens e sempre com uma mentalidade muito machista. É uma guerra constante".

"Precisamos de pessoas que trabalhem por nós e para nós, que queiram fazer isso, não porque seja uma obrigação", disse ela.

Na cerimônia de entrega de medalhas após a vitória da Espanha na Copa do Mundo, em 20 de agosto, no estádio de Sydney, Rubiales beijou Jenni Hermoso na boca, causando choque e indignação em todo o mundo.

Desde então, ele foi suspenso por 90 dias pela FIFA, que abriu um processo disciplinar contra ele, enquanto na Espanha, o Tribunal Administrativo do Esporte (TAD) também abriu um processo disciplinar por "falta grave".

Luis Rubiales está suspenso pela FIFA
Luis Rubiales está suspenso pela FIFAAFP