Colômbia homenageia a equipe de futebol feminina após campanha histórica na Copa
"Foi incrível ver tantas pessoas mobilizadas em prol do futebol feminino (...) tivemos o privilégio de viver essa experiência maravilhosa", disse Catalina Usme, autora de dois gols na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia, aos torcedores.
As Cafeteras eliminaram a Alemanha, atual vice-campeã europeia, na fase de grupos e a surpreendente Jamaica nas oitavas de final, antes de perder por 2 a 1 para a Inglaterra, atual campeã europeia, nas quartas de final do torneio.
"Elas defenderam o país (...) Achei ótimo que a Colômbia estivesse lado a lado com as equipes europeias", disse à AFP Ivonne Zubieta, uma trabalhadora autônoma que compareceu à homenagem com sua mãe.
As atacantes Leicy Santos (Atlético de Madri) e Mayra Ramirez (Levante), bem como a goleira Catalina Perez (Werder Bremen), roubaram os aplausos das arquibancadas da Movistar Arena, no centro da capital.
Confira os resultados da Copa do Mundo Feminina
A grande ausência da recepção à seleção nacional foi a atacante Linda Caicedo, outra estrela das "Meninas Superpoderosas", que viajou diretamente para a Espanha para se juntar ao seu time, o Real Madrid.
As participantes pediram mais apoio às mulheres por parte dos dirigentes de futebol na Colômbia, onde a liga feminina é disputada em apenas cinco meses do ano e as jogadoras são obrigadas a encontrar outros empregos para se sustentar.
"Temos que apoiar mais o futebol feminino, não apenas na Copa do Mundo, mas também nas equipes locais, temos que dar mais apoio ao esporte", disse Zubieta.