Continente africano supera expectativas com desempenho incrível na Copa Feminina
O Marrocos havia sido goleado por 6 a 0 pela bicampeã Alemanha na primeira rodada da Copa do Mundo, mas se recuperou para vencer a Coreia do Sul e a Colômbia e garantir sua passagem para a fase eliminatória do torneio.
Veja como foi Marrocos 1 x 0 Colômbia
A série de resultados surpreendentes do Marrocos levou à eliminação das alemãs ainda na fase de grupos, uma das "zebraças" do torneio.
O feito marroquino aconteceu cerca de 24 horas depois que a África do Sul conseguiu uma dramática vitória nos acréscimos sobre a Itália, eliminando as europeias do torneio, e também depois que a Nigéria avançou no Grupo B após dois empates e uma vitória sobre a co-anfitriã Austrália.
Até a Zâmbia, que havia sido eliminada após duas derrotas consecutivas por cinco gols, conseguiu sair com uma vitória, superando a Costa Rica no último jogo da fase de grupos.
Para elas nunca foi impossível
As chances da África de levar um time à fase eliminatória aumentaram com a expansão do torneio para 32 seleções e a presença de quatro equipes do continente na Copa.
Mas, mesmo assim, havia pouca expectativa. A Nigéria participou de todas as Copas do Mundo Feminina, mas seu domínio na África foi encerrado, já que terminou a última Copa das Nações Africanas em quarto lugar.
A África do Sul conquistou o título continental, mas seus preparativos foram prejudicados por discussões financeiras. As jogadoras chegaram a entrar em greve no mês passado.
Quanto ao Marrocos, a primeira nação árabe a competir, o torneio não começou com o pé direito. A goleada aplicada pela Alemanha assustou, mas as marroquinas mostraram uma determinação inspiradora, se recuperaram e conquistaram um lugar entre os dois primeiros no Grupo H.
Nas oitavas de final, a África do Sul enfrentará a Holanda, o Marrocos enfrentará a França, enquanto a Nigéria enfrentará a Inglaterra, campeã da Euro 2022.
"Elas mostraram que nada pode pará-las se elas se dedicarem a isso e jogarem uma pela outra", disse a técnica da África do Sul, Desire Ellis, sobre suas jogadores antes da partida deste domingo (6), em Sydney, contra a Holanda.