Goleiras mostram evolução e roubam a cena na Copa do Mundo Feminina de Futebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Goleiras mostram evolução e roubam a cena na Copa do Mundo Feminina de Futebol

Dos 60 jogos da fase de classificação da Copa, as goleiras foram eleitas a melhor da partida em nove
Dos 60 jogos da fase de classificação da Copa, as goleiras foram eleitas a melhor da partida em noveAFP
A goleira da Austrália, Mackenzie Arnold, certamente conquistou uma legião de fãs com sua atuação heroica na vitória nos pênaltis nas quartas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino, no sábado, diante da França.

Antes alvo de críticas no futebol feminino, as goleiras têm dado show na Austrália com inúmeras defesas que salvam o jogo.

Arnold - conhecida carinhosamente como "Macca" - defendeu três cobranças de pênalti contra a França, apesar de ter acertado sua própria cobrança de pênalti na trave.

Chamando-o de "o jogo mais louco" em que já havia participado, a goleira do West Ham, de 29 anos, teve de parar duas vezes a cobrança de Kenza Dali depois que a árbitra sinalizou que a goleira havia saído da linha.

"Para a Macca, perder aquele pênalti e depois permanecer no jogo e ser decisiva é algo inédito", disse o técnico das Matildas, Tony Gustavsson. "É preciso valorizar sua força mental."

Dos 60 jogos disputados em três rodadas, as goleiras foram eleitas a melhor jogadora em nove, incluindo Arnold.

O técnico da Holanda, Andries Jonker, elogiou muito Daphne van Domselaar depois que a série de defesas da goleira do Aston Villa, contra a África do Sul, ajudou a garantir a vaga da Holanda nas quartas de final.

Goleiras têm mostrado maior qualidade na edição de 2023 da Copa Feminina
Goleiras têm mostrado maior qualidade na edição de 2023 da Copa FemininaAFP

"Há quatro anos, havia goleiras que não conseguiam lidar com a bola debaixo da trave e agora temos uma geração inteira de goleiras atléticas, que não deixam esse tipo de bola entrar", disse Jonker.

"Daphne faz parte dessa nova geração", acrescentou o técnico. "Elas são atléticas, estão em boa forma, têm um bom posicionamento. Os desenvolvimentos nessa área são incríveis e a Holanda está bem perto disso".

Daphne van Domselaar em ação pela Holanda
Daphne van Domselaar em ação pela HolandaAFP

Muro alemão

Nadine Angerer, que defendeu o gol da Alemanha nos triunfos da Copa do Mundo de 2003 e 2007, disse que havia sinais claros de melhoria nos padrões das goleiras.

"No geral, o desempenho das goleiras está muito melhor", disse Angerer na coletiva de imprensa em 4 de agosto. "Quero destacar, em especial, a tomada de decisão de sair e, em seguida, a decisão de dar um soco ou realmente pegar a bola.

Mary Earps foi eleita a melhora goleira do mundo em 2022
Mary Earps foi eleita a melhora goleira do mundo em 2022AFP

"Vimos um aumento absoluto na tomada de decisão de sair do gol. A técnica de soco também melhorou".

Um total de 46% das equipes mantiveram o gol limpo em um jogo, em comparação aos 33% de quatro anos atrás. E as porcentagens de defesa com as mãos aumentaram de 74% para 78%, apesar de haver mais tentativas de gol de dentro da área.

"O posicionamento das goleiras está muito mais conectado à linha de defesa, o posicionamento é mais alto e o tempo é melhor", acrescentou Angerer. "Elas estão saindo mais impiedosas. E sim, a técnica em si está melhor, então essa é uma área em que vimos uma grande melhora."

Técnica de soco das goleiras foi elogiada por Nadine Angerer
Técnica de soco das goleiras foi elogiada por Nadine AngererAFP

Mary Earps, da Inglaterra, foi eleita a goleira feminina do ano da FIFA em 2022, e a jogadora do Manchester United mostrou o porquê na Copa do Mundo. Ela sofreu apenas um gol durante a fase de grupos, na qual as Lionesses superaram as adversárias por 8 a 1, enquanto saltava e mergulhava em uma série de defesas deslumbrantes.

"Pessoalmente, adoro ver quando as goleiras estão se saindo bem", disse Earps. Obviamente, falamos sobre a "união das goleiras" e isso é algo que pode ser um pouco clichê, mas é muito, muito verdadeiro.

"Espero sinceramente que (as pessoas estejam) elogiando as goleiras, porque acho que as atuações foram fantásticas e merecem crédito."

Números das goleiras melhorou consideravelmente na Copa deste ano
Números das goleiras melhorou consideravelmente na Copa deste anoAFP

Dias antes do início da Copa do Mundo, Earps expressou sua indignação com o fato de a Nike ter excluído sua camisa das camisetas que estavam disponíveis para compra pelos torcedores.

Emmy Somuaroo, de 16 anos, iniciou uma petição no site change.org pedindo que a Nike reverta a decisão. Ela tem mais de 38.000 assinaturas até o momento.

Mary Earps, goleira da Inglaterra
Mary Earps, goleira da InglaterraAFP