Iniesta sobre Luis Rubiales: "Ele está prejudicando a imagem da Espanha"
Andrés Iniesta é uma das grandes figuras que decidiram intervir publicamente para dar sua opinião sobre a atitude de Luis Rubiales em Sydney, onde ele protagonizou imagens que envergonharam o país: desde agarrar seus testículos no camarote ao lado da Rainha Letizia e da Infanta Sofia até um beijo não consentido em Jenni Hermoso.
Longe de pedir desculpas, exceto por um vídeo um tanto improvisado em seu retorno, ele ofereceu uma nova versão do que aconteceu durante a Assembleia Geral Extraordinária e atacou diferentes políticos que, segundo ele, promulgam um "falso feminismo" e contribuíram para esse "assassinato social".
"Depois do que aconteceu nesta semana, gostaria de transmitir minha tristeza, como pessoa, como pai de três filhas, como marido e como jogador de futebol, pelos acontecimentos que estamos vivendo em nosso futebol e em torno da seleção espanhola feminina", explicou o ex-jogador do Barcelona. Pouco a pouco, parágrafo por parágrafo, linha por linha, ele aumentou o tom.
"Acho que não podemos tolerar ações como as que vimos, que mancharam um marco tão grande como ganhar uma Copa do Mundo. Não consigo imaginar a sensação que todas as jogadoras da seleção nacional devem estar sentindo agora, vendo como elas não estão falando sobre o grande torneio que tiveram e o futebol fantástico que ensinaram a todos nós. É uma pena que uma bela história que tantas jogadoras construíram, ao longo de tantos anos, tenha sido manchada", continuou.
Em seguida, na seção final, ele atacou Rubiales diretamente, sem mencionar seu nome (ou o de Jenni), com algumas palavras contundentes que não deixam margem a dúvidas: "Em vez disso, tivemos que aturar um presidente que se agarrou ao cargo, que não admitiu que seu comportamento foi inaceitável e que está prejudicando a imagem do nosso país e do nosso futebol em todo o mundo".