Japão bate Noruega em duelo de campeãs e vai às quartas da Copa do Mundo
O Japão, campeão da Copa do Mundo de 2011 e finalista em 2015, chegou às oitavas de final desta edição depois de três vitórias na fase de grupos, com 11 gols a favor e nenhum sofrido.
Já a Noruega, campeã em 1995 e vice em 1991, havia se recuperado de uma derrota frustrante na estreia contra a anfitriã Nova Zelândia. O empate com a Suíça, em seguida, e a goleada de 6 a 0 sobre as Filipinas garantiram a classificação. As norueguesas não puderam contar com sua estrela Ada Hegerberg, vencedora da Bola de Ouro de 2018, devido a uma lesão.
Japão se impõe e avança
O Japão dominou o jogo desde o início, e sua atacante Miyazawa quase marcou logo aos 60 segundos de bola rolando. A pressão inicial das japonesas ficou evidente quando Engen mandou para o próprio gol um cruzamento de Miyazawa aos 15 minutos. Mas cinco minutos depois, na primeira chance real que tiveram, as norueguesas deixaram tudo igual.
A meio-campista Carolina Graham Hansen, do Barcelona, passou por duas zagueiras e deu uma assistência para Vilde Boe Risa, que cruzou para a cabeçada de Reiten. Foi o primeiro gol sofrido pelas japonesas, cuja defesa se mostrou impecável nesta Copa do Mundo.
Logo no início do segundo tempo, Risa Shimizu desempatou a partida aproveitando um vacilo da defesa da Noruega na área. Ela dominou a bola, se livrou da marcação e chutou no canto: Japão 2 a 1.
Depois, Hinata Miyazawa garantiu a vitória japonesa a nove minutos do fim do jogo, quando avançou em velocidade e concluiu na saída da goleira Aurora Mikalsen, após receber um passe de Aoba Fujino.
Nas quartas de final, na próxima sexta-feira, às 4h30 (horário de Brasília), o Japão terá um duelo difícil valendo vaga nas semifinais: Suécia ou Estados Unidos, que se enfrentam no domingo, às 6h (horário de Brasília).