Marta vai disputar sua sexta Copa pelo Brasil, mas não está garantida como titular

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Marta vai disputar sua sexta Copa pelo Brasil, mas não está garantida como titular

Marta, a icônica camisa 10 da Seleção Brasileira
Marta, a icônica camisa 10 da Seleção BrasileiraSam Robles/CBF
Marta está confirmada na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia. Nesta terça-feira (27), a camisa 10 foi convocada pela técnica Pia Sundhage para a disputa que se inica no próximo dia 20 de julho. Será a sexta Copa do Mundo da atleta de 37 anos, reconhecida no Brasil e em todo o mundo como a rainha do futebol.

Apesar das credenciais, Marta não está garantida como titular da Seleção Brasileira. Em entrevista coletiva após o anúncio das 23 convocadas, Pia Sundhage exaltou a genialidade e a importância da presença da camisa 10, mas também apontou seu temor em relação à condição física da veterana

Confira a tabela da Copa do Mundo feminina no Flashscore

"Marta é rainha, é ícone, só de estar por perto dela, é contagioso. Ela é generosa, tem muita energia. Eu já disse algumas vezes, que na parte final do campo, ela é uma das melhores. Estar perto dela, ter a chance de estar perto dela, é muito importante", declarou Pia, em entrevista coletiva. 

Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira
Pia Sundhage, técnica da Seleção BrasileiraThais Magalhães/CBF

"Se ela vai estar como titular, não sei. Mas o papel que eu der para ela, tenho certeza de que ela vai fazer bem", acrescentou a técnica sueca. 

Marta permaneceu por 11 meses afastada do futebol devido a uma grave lesão no joelho e só voltou a campo em fevereiro deste ano. No geral, Marta esteve em campo em 14 partidas neste ano, acumulando jogos pela Seleção Brasileira e pelo Orlando Pride, seu clube. 

Questionada se existe uma certa pressão para que Marta conquiste uma Copa, assim como aconteceu com Lionel Messi no Mundial masculino, Pia tirou o peso da veterana e valorizou o grupo brasileiro que vai até a Oceania. 

O desempenho de Marta nos últimos anos
O desempenho de Marta nos últimos anosFlashscore

"Marta merece muitas coisas. Pressão é a palavra errada. Parece algo negativo. Sou sortuda por estar perto da Marta. É muito especial. Podemos usar o nome e a pessoa Marta de forma positiva. Por exemplo, poderíamos imaginar, se ganharmos o primeiro jogo, o que isso vai fazer com o Brasil e a Marta? O Brasil não é uma só jogadora, mas um time. A Marta é a melhor por ser a melhor jogadora em equipe. Nós gostaríamos de ganhar para o Brasil, e a Marta é brasileira", reforçou Pia. 

Os números de Marta

Marta é a representação do talento do futebol brasileiro
Marta é a representação do talento do futebol brasileiroCBF/Divulgação

Além de cinco Copas do Mundo, Marta disputou cinco Olimpíadas com a camisa da Seleção Brasileira (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020), sendo medalhista de prata em duas ocasiões.

A camisa 10 tem 17 gols em Copas, o maior número entre homens e mulheres. Marta também venceu seis prêmios de "Melhor Jogadora do Mundo", é bicampeã Pan-Americana (Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007) e foi sete vezes campeã no futebol sueco.