Nigéria vence Austrália, lidera grupo e complica anfitriã na Copa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nigéria vence Austrália, lidera grupo e complica anfitriã na Copa

Ohale celebra feito da seleção nigeriana no Suncorp Stadium
Ohale celebra feito da seleção nigeriana no Suncorp StadiumAFP
A Nigéria conquistou a sua primeira vitória na Copa do Mundo Feminina ao vencer a Austrália em Brisbane por 3 a 2, nesta quinta-feira (27). As africanas assumiram a liderança do Grupo A e deixaram as donas da casa em situação delicada no torneio.

Van Egmond abriu o placar para a Austrália, mas Uchenna Kanu, Osinachi Ohale e Asisat Oshoala viraram o jogo para a Nigéria

No finzinho da partida, Alanna Kennedy diminuiu o prejuízo.

Confira os melhores momentos de Nigéria 3x2 Austrália

Ellie Carpenter, da Austrália, disputa a bola com Uchenna Kanu
Ellie Carpenter, da Austrália, disputa a bola com Uchenna KanuReuters

Com a vitória, as nigerianas pularam para a liderança da chave com 4 pontos, saldo +1 e 3 gols marcados. O Canadá está sem segundo com o mesmo número de pontos e saldo, mas apenas 2 gols pró.

As australianas seguem com 3 pontos, caindo para o terceiro lugar. A Irlanda, já eliminada, ainda não somou pontos.

Na terceira e última rodada do Grupo A, a Nigéria encara a Irlanda, enquanto a Austrália faz duelo decisivo contra as canadenses.

Confira a tabela completa do Mundial

Classificação do Grupo A após 2 rodadas
Classificação do Grupo A após 2 rodadasFlashscore

Para seguir na Copa, as anfitriãs precisam vencer o jogo, enquanto as campeãs olímpicas jogam pelo empate para se classificar.

Já a seleção nigeriana, que precisa também apenas de um empate, pode chegar às oitavas de final mesmo com uma derrota, caso o Canadá vença sua partida.

Tudo começou no fim do 1º tempo

Dominados pela Austrália, os primeiros 45 minutos foram muito fracos, mas o final do primeiro tempo foi dramático. 

Já nos acréscimos, quem abriu o placar foram as donas da casa, com Emily van Egmond finalizando uma ótima trama de contra-ataque e marcando o 50º gol da Copa.

Só que a alegria no Suncorp Stadium durou menos de quatro minutos. Uchenna Kanu acertou um chute oportunista de dentro da área no último lance da primeira etapa e deixou tudo igual.

Números do jogo
Números do jogoStatsPerform

Atacante do Barça faz a diferença

A entrada de Asisat Oshoala, aos 18 minutos do segundo tempo, mudou a cara do duelo e desestabilizou a defesa australiana. 

Apenas dois minutos depois da entrada da atacante do Barcelona, a Nigéria assumiu a dianteira com um gol de cabeça da zagueira Osinachi Ohale.

Ao botar a bola para dentro, porém, Ohale levou um pontapé de uma defensora da Austrália e caiu estatelada dentro do gol – o que impediu que as jogadoras comemorassem a virada.

Osinachi Ohale virou o jogo e levou um chute acidental no peito
Osinachi Ohale virou o jogo e levou um chute acidental no peitoReuters

Aos 27 minutos, foi a vez da própria Oshoala ampliar o marcador após mais uma lambança da zaga. Ela se tornou a primeira jogadora nigeriana a marcar em três Copas do Mundo.

Depois de falhar no terceiro gol da Nigéria, a zagueira Alanna Kennedy descontou para a Austrália, aos 55 minutos do segundo tempo.

Mapa de calar do Asisat Oshoala
Mapa de calar do Asisat OshoalaStatsPerform/Reuters

O time da casa teve ainda um lance para empatar a partida, mas parou na goleira Nnadozie.

Caso seja eliminada em casa na próxima rodada, será a primeira vez em cinco Mundiais que a Austrália não passa da fase de grupos.

Notas automáticas das titulares
Notas automáticas das titularesFlashscore

Atuações

A nota mais alta do jogo ficou com a goleira nigeriana (7,8), que fechou o gol no primeiro tempo e no final do jogo. A FIFA elegeu como melhor em campo a atacante Ohale, que foi a fiel da balança na segunda etapa.

Por outro lado, a nota mais baixa ficou com a zagueira australiana Kennedy (6,6). Apesar de ter marcado um gol, ela foi a pior da partida - o que dá a medida do quanto a defensora comprometeu lá atrás.

Siga o Mundial Feminino em tempo real