Prêmio Flashscore 2023: Sarina Wiegman é eleita a treinadora do ano

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Prêmio Flashscore 2023: Sarina Wiegman é eleita a treinadora do ano

Sarina Wiegman levou o prêmio Flashscore de melhor treinadora do ano
Sarina Wiegman levou o prêmio Flashscore de melhor treinadora do anoReuters
Sarina Wiegman foi eleita a melhor treinadora no Prêmio Flashscore de 2023. A iniciativa reconhece as personalidades individuais e coletivas que mais brilharam de janeiro a dezembro no mundo do futebol. Mais de 50 jornalistas de 13 países diferentes participaram da votação.

Sarina Wiegman, 54 anos, conhecida por sua enorme inteligência tática e conexão humana, reforçou seu status como uma das maiores treinadoras da história do futebol em 2023, depois de levar a Inglaterra à final da Copa do Mundo na Austrália e Nova Zelândia, onde perdeu por 1 a 0 para a Espanha.

A holandesa teve de lidar com várias ausências importantes antes do início do torneio (Leah Williamson, Fran Kirby e Beth Mead), além do problema no joelho de Keira Walsh e da suspensão de Lauren James quando o torneio já estava em andamento, mas isso não impediu que a equipe chegasse à decisão.

Inglaterra de Wiegman teve sete vitórias 12 jogos na temporada
Inglaterra de Wiegman teve sete vitórias 12 jogos na temporadaProfimedia

Em suma, o ano foi relativamente bem-sucedido, com sete vitórias em uma dúzia de partidas. A vaga na Olimpíada de Paris não veio por muito pouco. A Inglaterra precisava vencer a Escócia, pela Liga das Nações, para somar pontos e conseguir saldo de gols.

Apesar da vitória por 6 a 0, o resultado não foi o suficiente para conquistar a vaga, pois a Holanda, no minuto final, marcou o gol da diferença ao fazer 4 a 0 na Bélgica.

Resultados recentes da seleção inglesa feminina
Resultados recentes da seleção inglesa femininaFlashscore

"Se eu puder contribuir e ajudar alguém a se desenvolver no futebol e, principalmente, como pessoa, isso me dá muita energia. É disso que eu gosto, de me conectar com as pessoas, e também quero me desenvolver.

"Tenho de me desenvolver constantemente, porque o futebol e o mundo estão sempre mudando. Mas gosto de contribuir com as pessoas, isso me dá muita alegria e muita energia. Quando obtemos resultados e vitórias, a alegria é ainda maior, porque não gosto de perder. Mas isso também faz parte do jogo", disse ela recentemente ao The Guardian.

Inglaterra chegou à final da Copa do Mundo feminina
Inglaterra chegou à final da Copa do Mundo femininaProfimedia

Um nome para a história

Depois do triunfo histórico na Euro 2017 e da prata na Copa do Mundo de 2019 no comando de seu país, Wiegman assumiu o cargo de técnica da Inglaterra em 2021 e não parou de progredir: ouro no campeonato continental, segundo lugar no campeonato da Oceania e uma invencibilidade de 30 vitórias consecutivas entre 2021 e 2023).

Na verdade, ela foi a primeira a levar duas equipes diferentes à final da mais importante competição de seleções nacionais.

Vale ressaltar que ela era professora de educação física e que começou no banco de reservas em 2007. Desde então, foram conquistas importantes para uma treinadora que deseja continuar obtendo sucesso.

Parte humana de Wiegman foi exaltada por uma de suas jogadoras
Parte humana de Wiegman foi exaltada por uma de suas jogadorasProfimedia

"Sarina é uma treinadora muito especial e realista. Ela está preparada para tudo, o que quer que você imagine que possa acontecer em uma partida, ela tem a solução. Ela é muito focada e passa a maior parte do tempo pensando em futebol, não quer que nada seja uma surpresa. Se o plano A não funcionar, ela e Veurink (assistente) sempre têm os planos B e C", disse a ex-campeã europeia Anouk Dekker ao Flashscore.

"Ela tem um bom relacionamento com as jogadoras porque é muito clara sobre o que espera de nós, individual e coletivamente. Poucos técnicos são tão diretos e claros. Ela sempre fala com muito respeito ao explicar suas decisões técnicas e táticas, dando a devida atenção a cada jogadora. Ele não é do tipo que cria uma grande distância entre as jogadoras", acrescentou a zagueira.

Seleção inglesa está entre as principais do planeta
Seleção inglesa está entre as principais do planetaFlashscore