Prévia do Grupo A da Copa Feminina: Co-anfitriãs buscam 1ª vitória; Noruega é favorita
O Grupo A é a chave de uma das anfitriões do Mundial, a Nova Zelândia, que jamais venceu uma partida na história do torneio.
As favoritas a passar de fase são as norueguesas e as suíças. As neozelandesas correm por fora e as filipinas são zebra absoluta.
Confira abaixo os detalhes de cada seleção:
Nova Zelândia
Ranking da FIFA: 26
Técnico: Jitka Klimkova (TCH)
Craque do time: CJ Bott (Leicester City)
Melhor desempenho na Copa do Mundo: Fase de grupos (1991, 2007, 2011, 2015, 2019)
Projeção: A Nova Zelândia vai disputar sua sua sexta Copa do Mundo e, até o momento, não venceu nenhuma das 15 partidas anteriores na competição. A seleção tem tudo para ganhar seu primeiro jogo este ano, mas será uma grande supresa se passar de fase.
Noruega
Ranking da FIFA: 12
Técnico: Hege Riise (NOR)
Craque do time: Ada Hegerberg (Lyon)
Melhor desempenho na Copa do Mundo: Campeã (1995)
Projeção: A Noruega era uma potência do futebol feminino, chegando à final da primeira Copa em 1991 e levantou o troféu quatro anos depois.
Os desempenhos recentes têm sido mais desanimadores. Elas perderam para a Inglaterra nas quartas de final de 2019 e depois foram eliminadas da Euro 2022 na fase de grupos após uma humilhante derrota por 8 a 0, de novo para as inglesas.
O time melhorou depois que a ex-jogadora Hege Riise assumiu a equipe após o vexame – inclusive conseguindo superar a Inglaterra recentemente
As norueguesas esperam chegar pelo menos até as quartas de final este ano novamente.
Filipinas
Ranking da FIFA: 46
Técnico: Alen Stajcic (AUS)
Craque do time: Sarina Bolden (Western Sydney Wanderers-AUS)
Melhor desempenho na Copa do Mundo: Esta é sua 1ª participação
Projeção: As Filipinas chegaram às semifinais na Copa Asiática do ano passado. Elas também conquistaram o bronze nos Jogos do Sudeste Asiático de 2022, mas ainda são consideradas azarões no Grupo A.
A esperança da seleção está nas mãos do experiente técnico Alen Stajcic, que já dirigiu a Austrália no Mundial, e com a atacante australiana Sarina Bolden.
Suíça
Ranking da FIFA: 20
Técnico: Inka Grings (ALE)
Craque do time: Ramona Bachmann (Paris Saint-Germain)
Melhor desempenho na Copa do Mundo: Oitavas de final (2015)
Projeção: A Suíça se classificou apenas para sua segunda Copa do Mundo Feminina ao vencer o País de Gales na repescagem, depois de ficar em segundo lugar no grupo de classificação, atrás da Itália.
Agora, a equipe espera causar uma impressão melhor do que na últime Euro, quando foi eliminada na fase de grupos sem vencer uma partida.
A ex-jogadora da seleção alemã Inka Grings assumiu o comando do time no início do ano e pretende levar a Suíça para a fase eliminatória.