Prévia do Grupo B da Copa do Mundo Feminina: duas favoritas e dupla correndo por fora

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Prévia do Grupo B da Copa do Mundo Feminina: duas favoritas e dupla correndo por fora

Sam Kerr é a grande esperança australiana
Sam Kerr é a grande esperança australianaAFP
O Grupo B da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que começa nesta quinta-feira na Austrália e Nova Zelândia, conta com Canadá, Austrália, Irlanda e Nigéria.

Austrália e Canadá estão no top10 do ranking da FIFA e começam a fase de grupos como favoritas para se classificar sem grandes dificuldades. Pela frente, equipes que têm pouco a perder: a Nigéria, maior força africana, além das estreantes da Irlanda. 

O resultado de uma estreia, que sempre carrega um peso-extra de ansiedade e nervosismo, pode influenciar na classificação ao final de três jogos. 

Integrantes do Grupo B da Copa do Mundo Feminina
Integrantes do Grupo B da Copa do Mundo FemininaFlashscore

Austrália 

Ranking da FIFA: 10

Treinador: Tony Gustavsson (SUE)

Estrela: Sam Kerr (Chelsea)

Melhor desempenho na Copa do Mundo: 6° lugar (2007)

Austrália terá a força da torcida a seu favor
Austrália terá a força da torcida a seu favorFlashscore

Projeção: Jogar em casa certamente será um fator interessante para a Austrália, contando com apoio maciço da sua torcida em todos os jogos que fizer neste Mundial. Essa motivação vinda das arquibancadas tem tudo para aumentar a motivação do elenco que busca um resultado histórico no torneio.

A missão é não ser a primeira seleção anfitriã eliminada na fase de grupos. 

A expectativa para ver o que as Matildas podem fazer é enorme, querendo colocar um fim na sequência de derrotas nas últimas três estreias de Copas. 

O desempenho nos últimos anos foi abaixo do esperado, com o Mundial em casa abrindo-se como uma grande oportunidade para encontrar um momento inesquecível. 

Nos últimos 10 jogos, foram nove vitórias, com a sequência positiva incluindo embates contra adversários de melhor classificação no ranking como França, Inglaterra, Espanha e Suécia. 

Acompanhe a Copa do Mundo Feminina de Futebol pelo Flashscore

Canadá 

Ranking da FIFA: 7

Treinadora: Beverly Priestman (GBR)

Estrela: Christine Sinclair (Portland Thorns)

Melhor desempenho na Copa do Mundo: 4° lugar (2003)

Canadá é a atual campeã olímpica
Canadá é a atual campeã olímpicaFlashscore

Projeção: O Canadá tem o favoritimos ao seu lado no Grupo B. Com a escola norte-americana como suporte, a Seleção atingiu grande momento em 2021 com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ter eliminado os EUA na semifinal mostrou o potencial do time, que quer ir longe nesta Copa. 

A questão física limitou a qualidade do elenco, que perdeu importantes peças antes de sua convocação e vê outras sem a melhor condição em momento crucial da temporada. 

A dupla de meio-campistas Jessie Fleming e Sophie Schmidt chega ao torneio com 336 jogos entre elas, uma dupla que tem um grande entrosamento a seu favor. 

O Canadá vem de uma série de quatro derrotas em cinco jogos. Apesar da abundância de qualidade dentro do elenco, também houve problemas fora dele, como a greve por causa da igualdade salarial no início do ano e a ameaça geral de falência da federação nacional de futebol, questões que devem ser temporariamente deixadas de lado.

Irlanda 

Ranking da FIFA: 22

Treinadora: Vera Pauw (HOL)

Estrela: Denise O'Sullivan (North Carolina Courage)

Estreante em Copas

Irlanda vai tentar avançar de fase em grupo equilibrado
Irlanda vai tentar avançar de fase em grupo equilibradoFlashscore

Projeção: A Irlanda chega para fazer sua estreia em Mundiais, sendo beneficiada pelo aumento do número de participantes de 24 para 32. A classificação para o Mundial veio com triunfo sobre a Escócia nas Eliminatórias. 

As irlandesas chegam para a Copa ocupando o melhor ranking na sua história, tendo a missão de tentar desbancar duas adversárias do top10 já na primeira fase. 

O time vai precisar intensificar sua criação ofensiva, tendo marcado apenas 11 gols em sete jogos nas Eliminatórias, excluindo as vitórias por 11 a 0 e 9 a 0 sobre a pequena Geórgia.

Nigéria 

Ranking da FIFA: 40

Treinador: Randy Waldrum (EUA)

EstrelaAsisat Oshoala (Barcelona)

Melhor desempenho na Copa do Mundo: 7° lugar (1999)

Nigéria corre por fora no Grupo B
Nigéria corre por fora no Grupo BFlashscore

Projeção: A Nigéria é a maior força do futebol feminino africano em todos os tempos. Mas o caminho para chegar em mais um Mundial não foi tranquilo.

Ocupando a posição mais baixa entre os times deste Grupo B, a trajetória nigeriana até a Oceania foi cercada de turbulências, com ameaças recentes de boicote ao torneio por causa de bônus não pagos e acusações do técnico Randy Waldrum de que a federação local tentou interferir na escolha do elenco.

A Nigéria chega de três vitórias seguidas após sequência de sete derrotas.