Prévia do Grupo F da Copa Feminina: Brasil e França lutam pela ponta da chave
Com dois favoritos claros (Brasil e França) o Grupo G da Copa do Mundo deve apresentar uma batalha acirrada pela primeira colocação em que o saldo de gols será muito importante. Panamá e Jamaica, duas seleções da Concacaf, lutarão para roubar pontos contra as favoritas e por uma primeira vitórias em Mundiais no confronto direto.
Confira abaixo os detalhes de cada seleção:
Brasil
Ranking da FIFA: 8º
Técnico: Pia Sundhage (SUE)
Craque do time: Marta (Orlando Pride-EUA)
Melhor desempenho na Copa do Mundo: Vice-campeão (2007).
Projeção: O Brasil é favorito como nos Mundiais de 2007 e 2011 mas, tampouco, chega desanimado como em 2015 e 2019. O sentimento é de esperança com a nova geração finalmente encaixando sobre o comando de Pia Sundhage. A técnica, muito experiente, parece ter achado um caminho no fim do ciclo e o Brasil pode acreditar em uma vaga nas quartas de final e, a partir disso, buscar sonhos mais altos.
França
Ranking da FIFA: 5º
Técnico: Hervé Renard (FRA)
Craque do time: Wendie Renard (Lyon-FRA)
Melhor desempenho na Copa do Mundo: Quarto lugar (2011)
Projeção: Anfitriã da última Copa do Mundo, a França viveu um último ano muito conturbado com toda a crise envolvendo sua ex-treinadora Corinne Diacre. O conflito dela com as principais estrelas do time gerou a demissão da técnica em março. Hervé Renard foi chamado para ocupar o cargo. Terceira colocada na última Euro e figurinha carimbada nas quartas de final nos últimos três Mundiais, a França sonha com o título na última Copa de uma histórica geração.
Panamá
Ranking da FIFA: 52º
Técnico: Ignacio Quintana (MEX)
Craque do time: Riley Tanner (Washington Spirit-EUA)
Melhor desempenho na Copa do Mundo: Primeira participação.
Projeção: Em sua estreia em Copas do Mundo, o Panamá deu azar no sorteio e terá missão muito difícil se quiser avançar no torneio. O duelo mais importante será contra a sua rival de Concacaf Jamaica por uma primeira vitória para as duas seleções.
Jamaica
Ranking da FIFA: 43º
Técnico: Lorne Donaldson (JAM)
Craque do time: Khadija Shaw (Manchester City)
Melhor desempenho na Copa do Mundo: Fase de grupos (2019)
Projeção: Com algumas jogadoras na liga inglesa de futebol feminino, a Jamaica é a terceira força do grupo e tentará contar com um tropeço de Brasil e França para buscar uma classificação. Pelo segundo Mundial seguido, a seleção do caribe está no mesmo grupo que as brasileiras. No duelo de 2019, o Brasil venceu por 3 a 0.