Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Eliminatórias: América do Sul e o desafio de substituir "velha guarda"

Neymar é cumprimentado por Fernando Diniz em chegada à Seleção Brasileira
Neymar é cumprimentado por Fernando Diniz em chegada à Seleção BrasileiraVitor Silva/CBF
As seleções sul-americanas começam sua caminhada rumo à Copa do Mundo de 2026 com boa parte das estrelas que brilharam nos últimos anos ainda como destaque, já que continuam exibindo seu talento. Mas há dificuldade para encontrar novas joias.

Embora o fim esteja cada vez mais próximo, jogadores como Lionel Messi, Neymar, Di María e Arturo Vidal Arturo Vidal ainda não têm substitutos para a disputa das Eliminatórias, que começam nesta quinta-feira (7).

Alguns nomes como os brasileiros Vinícius Júnior e Rodrygo, os argentinos Julián Álvarez e Enzo Fernández e os uruguaios Federico Valverde e Darwin Núñez já se destacam na Europa e surgem como herdeiros, mas a missão não é simples.

Rodrygo é uma das esperanças neste período de renovação da Seleção Brasileira
Rodrygo é uma das esperanças neste período de renovação da Seleção BrasileiraVitor Silva/CBF

"Eles atuam em um futebol mais dinâmico, mais rápido, mais simples, (mas) não com tanto talento (...) Não vão estar no mesmo nível dos que estão saindo" diz em entrevista à AFP o técnico colombiano Jorge Luis Pinto, que comandou a Costa Rica na Copa de 2014.

"Perdas muito grandes"

O Brasil, com o técnico Fernando Diniz à espera da chegada do italiano Carlo Ancelotti em meados de 2024, já não conta com o capitão Thiago Silva (38 anos), e referências como Casemiro, aos 31 anos, estão longe de seu melhor nível.

Diniz confia em Neymar, de 31 anos, irregular nos últimos anos e que acaba de trocar o Paris Saint-Germain pelo Al-Hilal da Arábia Saudita, e nos jovens Vini Jr. e Rodrygo, destaques do Real Madrid. Mas o talento da atual geração brasileira foi questionado até pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Neymar segue como a principal referência da Seleção Brasileira
Neymar segue como a principal referência da Seleção BrasileiraVitor Silva/CBF

"O que é mais grave é que a gente não consegue formar hoje uma grande seleção porque a gente não tem os jogadores da qualidade que a gente teve em 1970", disse Lula em uma live no YouTube em junho.

Na Argentina, Messi segue sendo determinante aos 36 anos.

O técnico Lionel Scaloni convocou 22 jogadores que estiveram na Copa do Mundo do Catar para os jogos contra Equador e Bolívia. Entre as novidades estão os jovens Lucas Beltrán, Lucas Esquivel e Alejandro Garnacho, que por enquanto não estão próximos de atingir o nível do camisa 10 ou de Ángel Di María, veterano e no auge de seus 35 anos.

Messi, o ídolo e a referência da seleção argentina
Messi, o ídolo e a referência da seleção argentinaProfimedia

"Há perdas muito grandes, em todos os países, de jogadores de liderança e experiência", disse à AFP o treinador e ex-jogador argentino Ricardo Lunari.

"Por enquanto, jogadores novos como Vinícius, Julián Álvarez e Darwin Núñez" são só "grandes projetos" com "um bom presente", acrescenta Lunari.

Núñez, em bom momento no Liverpool, e Valverde são a aposta do técnico Marcelo Bielsa no Uruguai, após a despedida do capitão Diego Godín e as ausências, por decisão técnica, de Suárez e Edinson Cavani, ambos com 36 anos.

Alexis Sánchez é a esperança de gols no Chile (ainda)
Alexis Sánchez é a esperança de gols no Chile (ainda)Profimedia

Já o Chile, sem reposição para a geração campeã das Copas Américas de 2015 e 2016, ainda aposta em veteranos como Vidal (36) e Aléxis Sánchez (34) para voltar ao Mundial depois de 12 anos.

"É muito difícil aparecerem grandes nomes com o pouco tempo de trabalho nas divisões de base. A formação dos jogadores foi muito encurtada e os tempos aceleraram" para vender os jovens talentosos para a Europa, diz Lunari.

As Eliminatóras Sul-Americanas concedem seis vagas diretas para a Copa do Mundo de 2026. O sétimo colocado vai disputar uma repescagem com uma seleção de outro continente.

Confira a tabela completa das Eliminatórias no Flashscore