Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Enner Valencia perde pênalti, mas Equador bate Uruguai de virada

Guilherme Bianchini
Arboleda abraça Torres, autor dos dois gols equatorianos
Arboleda abraça Torres, autor dos dois gols equatorianosAFP
O Equador venceu o Uruguai por 2 a 1 nesta terça-feira (12), no estádio Casa Blanca, em Quito, pela 2ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. Canobbio abriu o placar no primeiro tempo, mas os equatorianos viraram com dois gols do zagueiro Félix Torres. Enner Valencia perdeu um pênalti quando as seleções empatavam em 1 a 1.

O Equador conquistou sua primeira vitória no torneio, após perder para a Argentina, mas está zerado na tabela. A seleção tricolor iniciou a campanha com -3 pontos devido a uma punição da Corte Arbitral do Esporte (CAS), pela escalação irregular de Byron Castillo nas últimas Eliminatórias.

Confira a classificação atualizada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa

Já o Uruguai tem 3 pontos, depois de vitória sobre o Chile na primeira rodada. Esta foi a primeira derrota de Marcelo Bielsa no comando da Celeste Olímpica. O técnico tinha vencido as três partidas anteriores.

Virada justa

O placar traduziu a superioridade do Equador em campo. Os mandantes tiveram o controle desde o início, mas foi o Uruguai que saiu na frente, aos 38 minutos. Maximiliano Araújo fez boa jogada e serviu Canobbio, que girou e bateu. O atacante do Athletico-PR marcou seu primeiro gol pela seleção, na oitava partida com a camisa celeste.

Canobbio abriu o placar para o Uruguai
Canobbio abriu o placar para o UruguaiAFP

O empate veio no finzinho do primeiro tempo. Félix Torres subiu sozinho em escanteio de Moisés Caicedo e cabeceou para dentro. O Equador seguiu melhor na volta do intervalo e logo teve um pênalti, mas Enner Valencia bateu para fora. Não fez falta. Aos 16, Torres apareceu na área e completou cruzamento de Kendry Páez para garantir a virada.

Equador venceu a primeira nas Eliminatórias
Equador venceu a primeira nas EliminatóriasAFP

Veja todos os detalhes de Equador 2x1 Uruguai

Arboleda sai machucado

Pouco após a virada, aos 25, o Equador perdeu Arboleda. O zagueiro do São Paulo sentiu dores na coxa e precisou deixar o campo de maca. O problema põe em risco a presença do defensor no jogo de ida da final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, no próximo domingo (17), no Maracanã. Ele já é desfalque por suspensão contra o Internacional, na quarta (13), pelo Brasileirão.

Arboleda deu lugar a Realpe, do Red Bull Bragantino. O outro "brasileiro" do Equador foi Enner Valencia, do Inter, que perdeu pênalti e teve atuação discreta. No Uruguai, além de Canobbio, Rochet (Internacional) e Piquerez (Palmeiras) começaram jogando. Carballo (Grêmio) entrou na etapa final, enquanto Puma Rodríguez (Vasco) e Bruno Méndez (Corinthians) ficaram no banco.

As notas dos titulares em Equador x Uruguai
As notas dos titulares em Equador x UruguaiFlashscore