Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mauricio Pochettino é o novo técnico da seleção dos Estados Unidos

AFP
Mauricio Pochettino comandará projeto dos EUA para Copa do Mundo de 2026
Mauricio Pochettino comandará projeto dos EUA para Copa do Mundo de 2026REUTERS/Molly Darlington/File Photo
O argentino Mauricio Pochettino foi anunciado como novo treinador da seleção dos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira (10) a federação americana de futebol (US Soccer).

O ex-técnico de Tottenham, Paris Saint-Germain, Chelsea e Espanyol substitui o americano Gregg Berhalter, demitido em julho após uma decepcionante Copa AméricaPochettino, de 52 anos, é o treinador mais famoso a assumir o comando da seleção dos EUA e o primeiro estrangeiro desde o alemão Jürgen Klinsmann, demitido em 2016.

O argentino estava sem clube desde sua saída abrupta do Chelsea, em maio, após uma única temporada no comando. A US Soccer não deu detalhes sobre a duração do contrato, mas Pochettino será o técnico da seleção americana na Copa do Mundo de 2026.

Mauricio Pochettino comandará a dona da casa na Copa de 2026
Mauricio Pochettino comandará a dona da casa na Copa de 2026Divulgação/US Soccer

"Mauricio é um vencedor em série, com uma profunda paixão pelo desenvolvimento de jogadores e uma capacidade demonstrada de construir equipes coesas e competitivas", disse o diretor esportivo do futebol americano, Matt Crocker, que liderou a busca por um novo treinador.

"Sua trajetória fala por si só e estou confiante de que ele é a escolha certa para aproveitar o imenso potencial de nossa talentosa força de trabalho. Estamos muito satisfeitos por ter Mauricio a bordo nesta emocionante jornada rumo ao sucesso no cenário global", acrescentou.

As últimas partidas dos Estados Unidos
As últimas partidas dos Estados UnidosFlashscore

"A decisão de me juntar à US Soccer não foi apenas uma questão de futebol para mim. É sobre a jornada que esta equipe e este país estão percorrendo", afirmou Pochettino. "Vejo um grupo de jogadores cheios de talento e potencial e juntos vamos construir algo especial do qual toda a nação possa se orgulhar", comentou.

Pochettino herda uma seleção relativamente jovem que chegou às oitavas de final na Copa do Mundo de 2022, no Catar, perdendo para a Holanda por 3 a 1.