Messi marca e Argentina bate Equador nas Eliminatórias
Campeã do mundo há 9 meses, a Argentina começa a caminhada rumo ao tetra com vitória em sua casa. Este também foi o primeiro grande desafio da albiceleste após o título mundial, já que enfrentou seleções fraquíssimas no primeiro semestre. Na terça-feira (12), os argentinos sobem até La Paz para enfrentarem a Bolívia.
Veja a tabela completa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
O Equador começa com derrota e segue com -3 na tabela de classificação. A pontuação negativa é em virtude da punição aplicada pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte) no caso envolvendo a escalação irregular de Byron Castillo. Na próxima rodada, o Equador recebe o Uruguai.
Argetina presa em ferrolho
Não dá para dizer que a Argentina teve uma vida fácil em seu primeiro desafio nas Eliminatórias. Enfrentando uma das quatro equipes sul-americanas que disputaram o último Mundial, os campeões do mundo tiveram a posse, mas pouco conseguiram ameaçar de fato o goleiro Hernán Galíndez inicialmente.
Na primeira etapa, apesar dos 70% de posse de bola, na prática foram duas grandes chances. A primeira com Lionel Messi, que tirou tinta da trave. Na segunda, com Lautaro Martínez, a bola explodiu no poste equatoriano.
Messi salva os argentinos
A estratégia equatoriana na segunda etapa foi clara: se fechar com os 11 jogadores em seu campo e tentar espetar bolas em velocidade para Enner Valencia. Diante de um adversário com essa postura, a Argentina pressionou. Nico González quase fez depois de bate e rebate, Tagliafico raspou uma bomba no travessão.
O Equador até conseguiu dar alguns sustos à medida que a Argentina se abriu para tentar a vitória. Na melhor chance, Valencia serviu Estupiñan e o atacante bateu fraco nas mãos de Dibu Martínez. O jogo parecia fadado ao empate até Messi aparecer de forma decisiva mais uma vez. O camisa 10 da Argentina foi letal em cobrança de falta e estufou a rede para dar a vitória simples aos argentinos.