Opinião: Dinizmo encanta, mas nosso problema são os europeus e não a Bolívia
O Brasil jamais perdeu um jogo de Eliminatórias atuando em casa. A Seleção não sabe o que é ser derrotada em um jogo de Eliminatórias há oito anos, quando perdeu para o Chile por 2 a 0, em Santiago.
Veja como foi Brasil 5 x 1 Bolívia
Nas últimas Eliminatórias, a Seleção de Tite enfiou um 5 a 0 na Bolívia em São Paulo, e depois foi até La Paz, na altitude, e meteu um sonoro 4 a 0.
É notório que a chegada de Diniz na Seleção traz um novo fôlego ao time verde e amarelo, empobrecido de ideias após um modelo engessado de Tite - que parecia também promissor em um primeiro momento, especialmente no ciclo da Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Mas a Bolívia, nem de longe, é parâmetro. Foi uma boa primeira impressão. As aproximações entre laterais e pontas, a liberdade de Neymar no meio de campo, o equilíbrio trazido por Bruno Guimarães, além da ótima performance de Raphinha, jogador que andava em baixa na Espanha.
Todavia, as Eliminatórias e as competições sul-americanas têm aquele velho problema: nos iludem...
Tirando os compromissos pesados contra a Argentina - e até mesmo contra eles - o futebol no continente é um terreno pouco desafiador para a Seleção Brasileira.
O grande desafio do Dinizmo e das ideias de jogo do treinador são os europeus, o estágio que não temos conseguido sobrepor nas últimas Copas.
Não se enganem. O nível do futebol brasileiro não é baixo como muitos alardeiam. Mas a Seleção precisa ser testada à vera. Precisa ganhar cancha contra quem realmente o ameaça. E isso faria até bem para Fernando Diniz, que poderia ter seu talento reconhecido em termos globais.
Ao que parece, tal oportunidade não estará reservada ao comandante, que está no meio de uma história muito mal contada da CBF com o técnico Carlo Ancelotti. Afinal de contas, o treinador do Real Madrid desembarcará ou não no Brasil no próximo ano?
Diniz, alheio a esta "novela mexicana", seguirá fazendo a sua parte. Mas será, no mínimo, surreal uma possível saída do comandante se o trabalho com o time verde e amarelo estiver encaixado.
Confira a tabela das Eliminatórias Sul-Americanas no Flashscore