Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ceará vence Sport nos pênaltis e é tricampeão da Copa do Nordeste

Jogadores do Ceará erguem a taça da Copa do Nordeste
Jogadores do Ceará erguem a taça da Copa do NordesteRafael Ribeiro/CBF
O Ceará é o grande campeão da Copa do Nordeste 2023. Após 1 a 0 do Sport no tempo normal, o Vozão faturou o título nos pênaltis, por 4 a 2, nesta quarta-feira (3), na Ilha do Retiro. O goleiro Richard defendeu duas cobranças e encaminhou a conquista, confirmada por Erick.

Este é o terceiro título do Ceará na Copa do Nordeste. O Vozão se igualou ao próprio Sport e agora está em segundo lugar na lista de campeões do torneio. Os líderes são Bahia e Vitória, com quatro taças.

Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 1, o Ceará precisou aguentar uma enorme pressão durante os 90 minutos na Ilha do Retiro. A equipe de Eduardo Barroca ficou retraída na defesa e criou pouquíssimas chances no ataque. O domínio foi todo do Sport, que abriu o placar no primeiro tempo e perdeu boas oportunidades de fazer o segundo.

Nos pênaltis, brilhou a estrela de Richard. O goleiro do Vozão defendeu a primeira cobrança, de Luciano Juba (autor do gol no tempo normal), e a quarta, de Gabriel Santos. Guilherme Castilho desperdiçou para o Ceará, mas Erick chamou a responsabilidade na última batida e garantiu o tricampeonato.

Richard vibra após defender cobrança de pênalti
Richard vibra após defender cobrança de pênaltiRafael Ribeiro/CBF

Ceará se segura no tempo normal

O primeiro tempo na Ilha do Retiro foi um monólogo do Sport. Aos 26 minutos, Danilo Barcelos tirou mal dentro da área e Luciano Juba não perdoou. O gol fez justiça ao amplo domínio do Sport, que seguiu pressionando até o intervalo.

O Leão continuou melhor na segunda etapa, embora o Ceará, aos poucos, tenha entrado no jogo. O Vozão evoluiu com a entrada de Jean Carlos no lugar de Arthur Rezende, que tornou o ataque mais criativo.

Apesar disso, as chances claras permaneceram do lado rubro-negro. Aos 25, Felipinho e Wanderson carimbaram a trave em lances consecutivos. Mesmo com a insistência do Sport, o 1 a 0 permaneceu e a decisão foi para os pênaltis. Melhor para o Vozão, que saiu com a taça.

As principais estatísticas da final (a vitória nos pênaltis adiciona um gol para o Ceará)
As principais estatísticas da final (a vitória nos pênaltis adiciona um gol para o Ceará)Flashscore