Al-Hilal sofre com um a menos, mas vence Al-Ittihad e se garante na final na Copa do Rei
O time do técnico Jorge Jesus, apesar do favoritismo em um clássico nacional, não sobrou como aconteceu em boa parte da atual temporada.
As dificuldades tiveram relação direta com a expulsão de Milinkovic-Savic, que deixou o time de azul com um jogador a menos ainda no primeiro tempo.
O Al-Ittihad tratou de aproveitar a vantagem numérica para pressionar o Al-Hilal, que foi encontrar o gol da vitória em um dos poucos contra-ataques que conseguiu encaixar na etapa final. O Ittihad segue a sina de não conseguir vencer o rival desde 2021.
Veja os detalhes de Al-Ittihad x Al-Hilal
Na final, o Al-Hilal, que já foi campeão da Super Copa Saudita na atual temporada, vai enfrentar o vencedor do confronto entre o Al-Nassr e o Al-Khaleej, que se enfrentam às 15h (horário de Brasília) desta quarta (1°).
O Al-Ittihad encara o Abha na sexta (3), fora de casa, pela 30ª rodada do Campeonato Saudita. O Al-Hilal pega, no mesmo dia, longe da sua torcida, o Al-Taawon, para ficar ainda mais perto do título. A equipe do técnico Jorge Jesus lidera o torneio, que tem mais seis rodadas pela frente, com nove pontos de distância para o Al-Nassr, segundo colocado.
Golaço, expulsão e muitos acréscimos no primeiro tempo
O Al-Ittihad começou melhor o jogo e não demorou para fazer o goleiro Bono trabalhar. O time do técnico Marcelo Gallardo chegou a abrir o placar com Hamdallah, aproveitando recuo errado de bola de Koulibaly. O VAR detectou impedimento no lance, frustrando a empolgada comemoração do jogador e da torcida aurinegra.
O castigo veio na qualidade técnica do Al-Hilal aos 25 minutos. Milinkovic-Savic começou a jogada pela esquerda. O passe de Malcom para o meio da área teve um corta-luz certeiro de Mitrovic para deixar Michael na cara do gol. Antes de finalizar, o atacante brasileiro entortou o goleiro para abrir o placar.
Malcom chegou a fazer o segundo, em nova jogada bem tramada pelo Al-Hilal, que teve mais uma intervenção do VAR para anular o gol.
Siga a Copa do Rei Saudita pelo Flashscore
A expulsão de Milinkovic-Savic, por um perigoso carrinho no adversário, no final do primeiro tempo, reanimou o Al-Ittihad, que se viu com um jogador a mais nos 15 minutos de acréscimo da primeira etapa, além de todo o segundo tempo pela frente. A reta final da etapa inicial reservou chance clara desperdiçada por Hamdallah.
Em busca do empate
No segundo tempo, o atacante Romarinho reforçou a linha ofensiva do Al-Ittihad. A postura do time de Gallardo foi de ir pra cima do rival em busca do empate, que levaria à prorrogação.
A igualdade veio aos 22 minutos com o artilheiro Hamdallah. Ele finalmente teve um gol validado, com o lance precisando da checagem do VAR para ser confirmado. O cruzamento por trás da zaga encontrou o atacante para finalizar de primeira e colocar justiça no placar.
O Al-Hilal, nas cordas e com menos espaço, tentava explorar as poucas oportunidades que apareciam, tentando superar a inferioridade numérica. Com o Ittihad não aproveitando o jogador a mais, esbarrando novamente em Bono, um novo e doloroso castigo veio aos 36 minutos.
Abdulhamid aproveitou assistência de Malcom para fazer o Al-Hilal voltar a ficar na frente, antes do seu time ser eficiente para garantir a classificação diante da pressão do rival.