Athletic Bilbao reúne multidão em desfile de barcos em festa do título da Copa do Rei
Esta pequena embarcação tradicional faz parte da história do Athletic e o desfile ao longo do rio Nervión, que atravessa a cidade basca, não era realizado havia 40 anos. Foram quatro décadas de espera para conquistar um grande título, algo que os "Leones" finalmente conseguiram no sábado ao vencer o Mallorca na disputa de pênaltis.
Foi a 24ª Copa do Rei da história do Athletic, número que só é superado pelo Barcelona, que tem 31 troféus dessa competição em sua galeria.
O percurso da "Gabarra" foi de 13 quilômetros, desde a cidade vizinha de Getxo até à Câmara Municipal de Bilbao. No caminho, as multidões se concentraram às margens do rio, numa cidade enfeitada com as cores do clube e que, desde sábado, vive uma explosão de alegria coletiva.
Em memória das gerações passadas, os campeões da Copa do Rei lançaram pétalas de rosas brancas e vermelhas nas águas do rio.
"Foram muitas lágrimas derramadas, muitas finais perdidas, mas agora estamos aqui. Isto é nosso, isto é de vocês, de toda a família do Athletic", disse o capitão Iker Muniain da varanda da Câmara Municipal, mostrando o troféu aos torcedores.
"Obrigado por fazerem deste dia algo incrível. Somos os melhores em comemorar. Tentaremos ser melhores do que somos. Iremos sempre lutar por tudo", prometeu o técnico Ernesto Valverde.
Os jogadores aproveitaram o inesquecível dia em meio a muita emoção e euforia após a conquista histórica.
"Ainda tenho que me beliscar quando vejo isso. Estamos loucos, estamos loucos, conseguimos! Estamos super orgulhosos. Para quem está aí e para quem não está. Pelo que transmitimos durante esta Copa e pelas emoções.
"Este torcedor e o povo merecem. Curtimos muito e hoje é um dia para aproveitar mais", declarou Iñaki Williams à televisão regional basca, ETB.