Athletico-PR bate Libertad e se garante nas oitavas da Libertadores
O resultado coloca o Athletico-PR nas oitavas de final da Libertadores com uma rodada de antecedência. Os 10 pontos conquistados ainda não garantem o Furacão na primeira colocação do grupo, no entanto uma vitória simples sobre o Alianza Lima-PER já será suficiente. Antes, no próximo fim de semana, o Furacão visita o América-MG pelo Brasileirão.
Para o Libertad, a derrota deixa o time paraguaio em posição complicada para continuar na competição. Na última rodada, a equipe de Daniel Garnero pode até vencer o Atlético-MG e mesmo assim ser eliminado. Já campeão do Apertura 2023, cumpre tabela contra o Ameliano na última rodada do Paraguaio, na sexta-feira (9).
O Athletico-PR defende uma invencibilidade impressionante em sua casa na Libertadores. Com a vitória desta terça-feira, são 12 jogos do Furacão na Arena da Baixada sem perder na competição. A última derrota foi em 2019, contra o Boca Juniors, pela ida das oitavas de final.
Christian entra para decidir
Além de enfrentar um adversário que havia vencido seus dois jogos fora de casa na competição, o Athletico-PR teve que lidar com a sua profunda incapacidade de criar na primeira etapa. Espaçado em campo, as poucas ações ofensivas foram cruzamentos que não encontraram atacantes dentro da área e chutes de fora da área de Erick e Cuello.
Para o segundo tempo, Paulo Turra modificou a equipe colocando Vitor Bueno e Thiago Andrade logo de cara. As mexidas surtiram efeito e Vitor Roque passou a ser melhor acionado, gerando perigo ao goleiro Martín Silva. No entanto, seria a substituição aos 26 do segundo tempo que decidiria o jogo.
Christian deu lugar a Canobbio e não precisou de dois minutos para abrir o placar. O meia recebeu com liberdade no meio-campo e, de fora da área, bateu com precisão no canto esquerdo do gol do Libertad. Apesar do susto com um gol anulado dos paraguaios no fim, o Furacão se segurou para garantir a vaga nas oitavas de final.