Atlético-MG busca empate contra o Libertad e está nas oitavas da Libertadores
O resultado pela 6ª e última rodada da fase de classificação, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, foi mais do que suficiente para o Galo se garantir na próxima fase como segundo colocado da chave.
Os brasileiros podiam até perder por um gol de diferença para avançar. O saldo para o time de BH foi mais do que positivo, principalmente depois de perder os dois primeiros jogos e ser forçado e se recuperar de maneira imediata na maior competição do continente.
A liderança do grupo ficou com o Athletico-PR, que venceu o Alianza Lima dentro de casa para se manter na primeira posição e jogar dentro de casa no seu confronto das oitavas de final. O Libertad ficou em terceiro lugar e vai disputar a Sul-Americana.
A classificação mineira teve alguma dose de emoção, principalmente depois do time ficar atrás do placar no segundo tempo e ver o adversário se aproximar de lhe tomar a vaga. O empate veio em seguida para dar mais tranquilidade e forçar o Libertad a remar do zero novamente.
O adversário nas oitavas de final ainda será sorteado no dia 5 de julho.
O Atlético volta a jogar no domingo, como mandante, em clássico contra o América-MG, pelo Brasileirão.
Sem pressa e um tanto quanto acomodado
O primeiro tempo foi morno, tendo começo cadenciado antes dos donos da casa começarem a intensificar suas movimentações. Na melhor oportunidade, Éverson fez grande defesa em chute de longe de Barboza, aos 23 minutos, em bola que tinha endereço certo na gaveta.
O Atlético, quando tinha a bola, encontrava dificuldade para valorizar a posse. O time sentiu falta de melhores ações do seu meio campo, com a defesa bem postada e segurando com firmeza os avanços dos paraguaios.
Nas poucas vezes em que chegou, o Galo pecou no terço final. O Libertad finalizou bem mais (11 a 1), mas sem chegadas de grande perigo.
Veja como foi Libertad x Atlético-MG
Vendo o tempo passar
No segundo tempo, o Atlético seguia vendo o tempo passar, com pouca iniciativa, correndo o risco de ser castigado por tal postura.
O Libertad seguiu mais presente no seu campo de ataque, com as finalizações começando a levar perigo à meta atleticana. As mudanças promovidas antes dos 15 minutos surtiram efeito com os três jogadores que saíram do banco de reservas participando do gol que abriu o placar.
Gimenez aproveitou espaço pela esquerda para cruzar na cabeça de Bareiro, que finalizou com precisão, tirando de Éverson e deixando o time da casa a um gol da classificação.
Foi também do banco que veio o gol de empate do Galo, que jogou uma ducha gelada nos anfitriões. Quando, finalmente, conseguiu colocar a bola no chão, os visitantes concluíram nas redes. Arana foi na linha de fundo para cruzar no capricho para Igor Gomes jogar pra dentro, com o gol praticamente vazio.
O Libertad precisou ir pra cima, mas tinha o tempo como adversário. Um gol anulado, uma chance clara perdida e uma ameaça de penalidade para o time da casa fizeram a torcida atleticana segurar a respiração antes da classificação ser, enfim, confirmada.