Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Atlético-MG segura pressão do River e é o primeiro finalista da Copa Libertadores

Josias Pereira
Deyverson foi o personagem da classificação atleticana à decisão da Libertadores
Deyverson foi o personagem da classificação atleticana à decisão da Libertadores JUAN MABROMATA/AFP
O Atlético-MG segurou o 0 a 0 com o River Plate, nesta terça-feira (29), no estádio Monumental de Núñez, e garantiu classificação à final da Copa Libertadores. O Galo mineiro já havia vencido na partida da ida, na Arena MRV, em Belo Horizonte, e, portanto, possuía uma grande vantagem diante dos argentinos. A equipe brasileira retorna à decisão do torneio continental após 11 anos, quando faturou o título inédito diante do Olímpia, do Paraguai.

Mesmo com a pressão de mais de 80 mil torcedores no Monumental, o Atlético-MG comportou-se de forma madura, inteligente, para fechar as portas de seu sistema defensivo e confirmar a tão desejada classificação. Verdadeiramente, avançou o melhor e mais treinado time. 

Confira a tabela da Copa Libertadores no Flashscore 

O Galo mineiro voltará ao Monumental mais uma vez nesta temporada, desta feita para decidir o título da Libertadores frente a Peñarol ou Botafogo, que jogam nesta quarta-feira (30), às 21h30, no Centenario, em Montevidéu, pelo jogo de volta da semifinal. 

Neste momento, o virtual adversário do Atlético-MG é o Botafogo, que atropelou o Peñarol por 5 a 0 no jogo da ida, no Nilton Santos. 

Veja como foi River Plate 0 x 0 Atlético-MG

O River encerra sua campanha na Libertadores com apenas uma derrota, justamente o 3 a 0 aplicado pelo Galo em Belo Horizonte. O Atlético-MG chegou ao 15º jogo consecutivo sem ser derrotado por adversários argentinos na Copa Libertadores. Um verdadeiro algoz. 

As estatísticas do empate entre River Plate e Atlético-MG
As estatísticas do empate entre River Plate e Atlético-MGFlashscore

Resistência alvinegra 

O River não tinha outra escolha. Perdendo por 3 a 0 a semifinal, a equipe argentina assumiu as rédeas do confronto desde o primeiro minuto e se mandou para frente, em busca de um gol rápido para inflamar a fanática torcida Millonaria presente no Monumental. 

Mas o Galo conseguiu resistir bem à pressão imposta pelos donos da casa e não se intimidou com o clima de caldeirão na capital argentina. O time de Milito, a bem da verdade, não teve grandes chances na primeira etapa. 

Deyverson reclama de pênalti após saída de Armani
Deyverson reclama de pênalti após saída de ArmaniALEJANDRO PAGNI/AFP

O melhor momento veio em um vacilo da defesa, que permitiu o avanço de Deyverson. Cara a cara com Armani, o jogador atleticano acabou interceptado. Ele chegou a reclamar de um suposto pênalti, mas o árbitro Wilmar Roldán entendeu que não houve infração. 

Apesar de rondar a área atleticana, o River Plate não incomodou o goleiro Everson. A maioria das tentativas do time argentino consistia em levantamentos para a área. Em uma jogada trabalhada em toque de bola, a defesa atleticana conseguiu interceptar uma bola dentro da área que poderia terminar em conclusão de Colidio

Galo captura a classificação 

O segundo tempo ficou mais aberto. Era óbvio que o River Plate não conseguiria manter a mesma intensidade apresentada na etapa inicial. No primeiro minuto, Gustavo Scarpa quase fez um golaço. O chute colocado explodiu no travessão de Armani. A bola ainda sobrou para Deyverson, que acabou parando na defesa do goleiro adversário.  

Armani salva finalização de Deyverson após chutaço de Scarpa
Armani salva finalização de Deyverson após chutaço de ScarpaJUAN MABROMATA/AFP

O River, com as alterações propostas por Gallardo, conseguiu responder às investidas atleticanas. Echeverri teve a melhor chance do time argentino no confronto. Aos 15 minutos, ele cortou a marcação já dentro da área, mas acabou parando em Everson na hora da finalização. 

O jogador da base do River Plate ainda testou o goleiro atleticano aos 26 minutos, quando chutou colocado de fora da área, obrigando Everson a fazer uma defesa acrobática. Apesar de todo o esforço argentino, o Galo foi extremamente eficaz e não deu chances, capturando mais uma classificação histórica. O sonho do bicampeonato da Libertadores está mais do que vivo para o Atlético-MG. 

River Plate ficou pelo caminho na Copa Libertadores
River Plate ficou pelo caminho na Copa LibertadoresALEJANDRO PAGNI/AFP

Próximos jogos 

A final da Libertadores acontecerá apenas no dia 30 de novembro, novamente no estádio Monumental de Núñez, a casa do River Plate. Mas o Galo terá outra decisão pela frente. Neste domingo (3), o time entra em campo para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, às 16h, no Maracanã. 

As notas dos jogadores titulares de River Plate e Atlético-MG na partida
As notas dos jogadores titulares de River Plate e Atlético-MG na partidaFlashscore