Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Botafogo dá aula de futebol, amassa Peñarol e coloca um pé e meio na final da Libertadores

Josias Pereira
Botafogo celebra noite apoteótica no Rio de Janeiro
Botafogo celebra noite apoteótica no Rio de JaneiroVítor Silva/Botafogo
O Botafogo atropelou o Peñarol por 5 a 0 nesta quarta-feira (23), no estádio Nilton Santos, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores. Em uma corrida espetacular de nove minutos no segundo tempo, o Glorioso foi às redes três vezes, com dois gols de Savarino e outro do argentino Alexander Barboza. Luiz Henrique, com um golaço de cobertura, e Igor Jesus sacramentaram o passeio. Um espetáculo absoluto. Apoteótico!

A equipe carioca possui uma enorme vantagem para o jogo da volta, na próxima quarta-feira (30), em Montevidéu, e só não estará na final em Buenos Aires se perder por SEIS - isso mesmo - SEIS gols de diferença. Pode comprar a passagem, torcedor botafoguense. A decisão é no dia 30 de novembro. 

Confira a tabela da Copa Libertadores no Flashscore 

Os dois times brasileiros envolvidos na semifinal da Libertadores atropelaram seus adversários estrangeiros. O Atlético-MG já tinha feito três no River Plate jogando também em casa, na Arena MRV. 

O Botafogo vive uma fase simplesmente espetacular. São 13 jogos sem derrotas em todos os torneios. O Glorioso é ainda o líder do Brasileirão, com 61 pontos, um a mais que o Palmeiras

Um jogo para história

Com uma linha de frente poderosa e o comando do português Artur Jorge, o Botafogo apresenta um futebol de altíssima qualidade e comprovou isso mais uma vez na temporada 2024. O time ambiciona conquistas e pode chegar pela primeira vez a uma final de Copa Libertadores. 

Luiz Henrique recebe prêmio de melhor da partida
Luiz Henrique recebe prêmio de melhor da partidaVítor Silva/Botafogo

Veja como foi Botafogo 5 x 0 Peñarol

Uma partida com destaques múltiplos. Luiz Henrique foi eleito o craque do jogo pela Conmebol, enquanto Savarino simplesmente doutrinou a defesa uruguaia. Almada teve outra atuação de craque e Igor Jesus, como sempre, regulou. Além disso, Alexander Barboza marcou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo e se emocionou. 

As estatísticas da goleada do Botafogo sobre o Peñarol
As estatísticas da goleada do Botafogo sobre o PeñarolFlashscore

O roteiro do atropelo 

O Botafogo encontrou muitas dificuldades no primeiro tempo. O Peñarol fez uma linha de seis e travou o jogo da equipe carioca, que não conseguiu furar o bloqueio, saindo para o intervalo com o placar em igualdade. Além disso, o juiz roubou a cena com muitas interrupções. 

Mas, no segundo tempo, o time carioca encontrou a chance que precisava e, depois disso, a porteira se abriu. Aos cinco, Luiz Henrique serviu Savarino com afeto. O venezuelano tocou na saída de Aguerre e inaugurou o marcador no Nilton Santos. 

Alexander Barboza é celebrado por Luiz Henrique após primeiro gol no Botafogo
Alexander Barboza é celebrado por Luiz Henrique após primeiro gol no BotafogoVítor Silva/Botafogo

O tento era o que o Botafogo precisava para desnortear o Peñarol que, depois disso, mal viu a cor da bola. Minutos depois, em escanteio, Igor Jesus passou para Barboza, que fez o segundo. Em um ritmo avassalador, Savarino ainda marcou outro depois de jogada iniciada por Luiz Henrique e passe de Vitinho

O Peñarol até tentou segurar mais a bola, mas o time visitante acabou engolido pelo ataque do Botafogo. Aos 27 minutos, Luiz Henrique marcou um golaço de cobertura sobre Aguerre. E momentos depois, Igor Jesus fechou a conta após rebote do goleiro. 

Igor Jesus determinou a goleada de mão cheia
Igor Jesus determinou a goleada de mão cheiaVítor Silva/Botafogo

Ficou difícil, mais muito difícil

O Peñarol terá uma missão dificílima, ainda mais pelas limitações de seu elenco. Apesar de uma campanha bastante impressionante, que incluiu a eliminação do Flamengo, a intensidade apresentada pelo Botafogo na etapa final evidenciou o desequilíbrio de forças. Foi um verdadeiro amasso.

Luiz Henrique pra cima da marcação uruguaia
Luiz Henrique pra cima da marcação uruguaiaVítor Silva/Botafogo

O Carbonero viu ser encerrada uma sequência de três vitórias consecutivas, todas elas pelo campeonato local, e ainda ouviu gritos de olé da torcida alvinegra, ensandecida pelo resultado. 

A se lamentar

Desde o primeiro tempo, os uruguaios já vinham investindo no jogo mais físico e buscando aquela velha catimba característica. Um momento quente aconteceu em entreveiro de Alex Telles após reclamar de uma falta. Já depois do apito final, jogadores do Peñarol tentaram criar uma confusão com os botafoguenses, mas rapidamente o elenco do time carioca dirigiu-se à torcida, evitando atritos. 

Nas arquibancadas, todavia, torcedores carboneros foram vistos quebrando cadeiras do Nilton Santos para arremessar nos Policiais. Os militares interviram e revidaram. Resquícios das cenas de barbárie na Praia do Recreio, no Rio, onde mais de 280 torcedores do Peñarol foram detidos nesta quarta-feira após entrarem em conflito com a Polícia. 

Próximos jogos 

Peñarol e Botafogo voltam a jogar na próxima quarta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. 

Pelo Brasileirão, o líder do torneio nacional entra em campo no sábado (26), contra o Red Bull Bragantino, fora de casa, às 19h, pela 31ª rodada. 

Notas dos jogadores titulares de Botafogo e Peñarol na partida
Notas dos jogadores titulares de Botafogo e Peñarol na partidaFlashscore