Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Botafogo é superado pela LDU na estreia de Artur Jorge e vira lanterna na Libertadores

Josias Pereira
Botafogo voltou a perder na Libertadores e está na última posição do Grupo D
Botafogo voltou a perder na Libertadores e está na última posição do Grupo DVítor Silva/Botafogo
O Botafogo foi derrotado pela LDU por 1 a 0 nesta quinta-feira (11), no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador, pela segunda rodada do Grupo D da Copa Libertadores. O gol da vitória do time da casa foi marcado por Alzugaray, aos três minutos de bola rolando. Os equatorianos ainda tiveram um gol de Estrada anulado por impedimento no primeiro tempo. O jogo marcou a estreia do técnico português Artur Jorge no comando do Glorioso. Ele terá trabalho.

Com o resultado, o Botafogo é o lanterna do Grupo D, com nenhum ponto. Foi a segunda derrota consecutiva da equipe carioca na fase de grupos do torneio continental, deixando o sinal de alerta ligado. 

Confira a tabela da Libertadores no Flashscore 

Afinal de contas, Junior Barranquilla e Universitario, as outras duas equipes da chave, já arrancaram com quatro pontos e podem rivalizar diretamente com a LDU pelas duas vagas no mata-mata, deixando o Botafogo em situação delicada. 

O Glorioso iniciou sua trajetória na competição continental sendo derrotado pelo Junior Barranquilla por 3 a 1, dentro do Nilton Santos.

Um time dominado 

O martírio botafoguense em Quito começou cedo. A equipe foi vazada logo no início da partida em lance que começou em cobrança de lateral. Alzugaray concluiu após assistência de Arce, abrindo o placar com apenas três minutos de bola rolando. 

Veja detalhes de LDU 1 x 0 Botafogo

A única chance do time carioca na etapa inicial aconteceu um pouco antes, em finalização de Tiquinho. Muito pouco para um time com grandes ambições, como apregoa seu dono, o milionário norte-americano John Textor. 

Artur Jorge, em seus primeiros 45 minutos à frente do Botafogo, encontrou dificuldades para ajustar o sistema defensivo. A LDU atacava com liberdade, espetando praticamente com um quinteto graças às chegadas constantes dos laterais Quintero e Quiñonez. Estrada chegou a balançar as redes, mas um impedimento no limite salvou a pele do Fogão. 

Botafogo vai precisar de reação imediata na Libertadores
Botafogo vai precisar de reação imediata na LibertadoresVitor Silva - Botafogo

LDU garante o resultado 

No segundo tempo, a LDU já começou assustando em cabeçada de Estrada. O Botafogo respondeu com Júnior Santos, completando boa trama do ataque do Glorioso. A finalização, no entanto, saiu por cima do gol. 

O Botafogo seguiu encontrando dificuldades para armar suas jogadas e a LDU esteve muito mais próxima de ampliar o resultado. A equipe brasileira parece ter sentido a parte física e a altitude de Quito. 

As estatísticas da vitória da LDU sobre o Botafogo
As estatísticas da vitória da LDU sobre o BotafogoFlashscore

Gatito precisou trabalhar e salvou um lance à queima roupa de Arce. O jogador da LDU, no entanto, estava em posição de impedimento. O 1 a 0 permaneceu no placar e o Botafogo segue em sua sina de jamais ter vencido um time equatoriano atuando no país vizinho. 

Foi, ainda, a primeira vitória da LDU, atual campeã da Copa Sul-Americana, nesta edição de Libertadores. 

Tiquinho teve uma oportunidade logo no início da partida
Tiquinho teve uma oportunidade logo no início da partidaVitor Silva/Botafogo

Próximos jogos

O Botafogo volta suas atenções para a estreia no Brasileirão, buscando apagar o mau momento da Libertadores e também o pesadelo da última Série A, quando deixou o título escapar no returno e despencou na tabela. 

A estreia será fora de casa contra o Cruzeiro no domingo (14), no Mineirão, às 17h (de Brasília).  

Pela Libertadores, o Glorioso só volta a jogar no dia 24, quarta-feira, contra o Universitario, do Peru, no Nilton Santos, às 19h. 

Artur Jorge fez sua estreia no comando do Botafogo nesta quinta-feira (11)
Artur Jorge fez sua estreia no comando do Botafogo nesta quinta-feira (11)Vitor Silva/Botafogo