Botafogo não joga bem, mas vence Universitario e se classifica na Libertadores
Depois de perder as duas primeiras partidas da primeira fase, o Botafogo encontrou o terceiro triunfo seguido para se confirmar na próxima fase e eliminar o adversário.
A presença de Artur Jorge deu um novo ânimo ao time. São nove jogos, com sete vitórias, um empate e uma derrota sob o comando do português.
Agora são nove pontos somados, mesma pontuação do líder Junior Barranquilla-COL, que ainda não perdeu e leva a melhor no saldo de gols. O Universitario está em 3° lugar com 5 pontos, com a LDU ocupando a lanterna com 4.
Botafogo e Junior entram na última rodada brigando pela liderança, com os outros dois integrantes do grupo disputando a 3ª posição.
O terceiro colocado da chave vai disputar um playoff contra o segundo colocado de um dos grupos da Sul-Americana, com este classificado entrando nas oitavas de final do segundo torneio mais importante do continente.
Com o Brasileirão tendo suas duas próximas rodadas suspensas, o próximo jogo do Botafogo será pela Copa do Brasil. Na quarta-feira (22), o adversário será o Vitória, fora de casa, pelo confronto de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Na ida, os cariocas venceram por 1 a 0.
Pela Libertadores, o Glorioso volta a jogar no dia 28, na Colômbia, contra o Junior Barranquilla, pela 6ª e última rodada da fase de grupos.
Confira classificação atualizada da Libertadores
Goleiros espectadores
No primeiro tempo, os goleiros mal trabalharam. A disputa no meio de campo foi intensa, com os dois times tendo dificuldades no seu setor de criação, sem encontrar finalizações de perigo.
A melhor chance dos visitantes veio aos 20 minutos com Júnior Santos. Ao Glorioso, que reclamou de um toque na mão do adversário dentro da área, faltou ter mais a bola no chão.
Apesar de mais posse e volume, o Universitario não agredia os brasileiros, até conseguindo finalizar por 10 vezes, mas pecando na hora de acertar o alvo. Importante peça do ataque alvinegro, Luiz Henrique era bem marcado pela direita.
Veja os detalhes de Universitario x Botafogo
Erro fatal
No segundo tempo, o Universitario conseguiu ficar ainda mais tempo no seu campo de ataque. O Botafogo se segurava para sair no contra-ataque. O Fogão teve boa chance aos 18 minutos, com Luiz Henrique, que chutou por cima após enfiada precisa de Júnior Santos.
A segunda escapada veio aos 31 minutos e foi decisiva. Depois da defesa peruana afastar mal no meio de campo, Savarino foi rápido para acionar Jeffinho. Livre de marcação, o atacante avançou e finalizou de frente para o goleiro Britos para abrir o placar e garantir a vitória.
Apesar de fazer uma partida abaixo, o Botafogo foi eficiente em uma das poucas chances que teve para definir o jogo, se classificar e convencer quem acreditava que as oitavas de final era um mero sonho.