Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Botafogo não joga bem, mas vence Universitario e se classifica na Libertadores

Daniel Ottoni
Jeffinho saiu do banco para garantir presença do Fogão nas oitavas de final
Jeffinho saiu do banco para garantir presença do Fogão nas oitavas de finalVítor Silva/Botafogo
O Botafogo venceu o Universitario-PER, nesta quinta-feira (16), por 1 a 0, fora de casa, pela 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores. O jogo aconteceu no estádio Monumental, em Lima, pelo Grupo D da competição internacional e teve gol de Jeffinho, no segundo tempo, que garantiu a classificação antecipada do Glorioso.

Depois de perder as duas primeiras partidas da primeira fase, o Botafogo encontrou o terceiro triunfo seguido para se confirmar na próxima fase e eliminar o adversário. 

A presença de Artur Jorge deu um novo ânimo ao time. São nove jogos, com sete vitórias, um empate e uma derrota sob o comando do português.

Agora são nove pontos somados, mesma pontuação do líder Junior Barranquilla-COL, que ainda não perdeu e leva a melhor no saldo de gols. O Universitario está em 3° lugar com 5 pontos, com a LDU ocupando a lanterna com 4.

Botafogo e Junior entram na última rodada brigando pela liderança, com os outros dois integrantes do grupo disputando a 3ª posição.

O terceiro colocado da chave vai disputar um playoff contra o segundo colocado de um dos grupos da Sul-Americana, com este classificado entrando nas oitavas de final do segundo torneio mais importante do continente. 

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Com o Brasileirão tendo suas duas próximas rodadas suspensas, o próximo jogo do Botafogo será pela Copa do Brasil. Na quarta-feira (22), o adversário será o Vitória, fora de casa, pelo confronto de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Na ida, os cariocas venceram por 1 a 0. 

Pela Libertadores, o Glorioso volta a jogar no dia 28, na Colômbia, contra o Junior Barranquilla, pela 6ª e última rodada da fase de grupos. 

Confira classificação atualizada da Libertadores

Botafogo se recuperou bem depois de perder os dois primeiros jogos na Libertadores
Botafogo se recuperou bem depois de perder os dois primeiros jogos na LibertadoresVítor Silva/Botafogo

Goleiros espectadores

No primeiro tempo, os goleiros mal trabalharam. A disputa no meio de campo foi intensa, com os dois times tendo dificuldades no seu setor de criação, sem encontrar finalizações de perigo. 

Números do jogo
Números do jogoFlashscore

A melhor chance dos visitantes veio aos 20 minutos com Júnior Santos. Ao Glorioso, que reclamou de um toque na mão do adversário dentro da área, faltou ter mais a bola no chão. 

Apesar de mais posse e volume, o Universitario não agredia os brasileiros, até conseguindo finalizar por 10 vezes, mas pecando na hora de acertar o alvo. Importante peça do ataque alvinegro, Luiz Henrique era bem marcado pela direita. 

Veja os detalhes de Universitario x Botafogo

Savarino precisou de um toque para deixar Jeffinho na cara do gol
Savarino precisou de um toque para deixar Jeffinho na cara do golVitor Silva - Botafogo

Erro fatal

No segundo tempo, o Universitario conseguiu ficar ainda mais tempo no seu campo de ataque. O Botafogo se segurava para sair no contra-ataque. O Fogão teve boa chance aos 18 minutos, com Luiz Henrique, que chutou por cima após enfiada precisa de Júnior Santos. 

A segunda escapada veio aos 31 minutos e foi decisiva. Depois da defesa peruana afastar mal no meio de campo, Savarino foi rápido para acionar Jeffinho. Livre de marcação, o atacante avançou e finalizou de frente para o goleiro Britos para abrir o placar e garantir a vitória.

Apesar de fazer uma partida abaixo, o Botafogo foi eficiente em uma das poucas chances que teve para definir o jogo, se classificar e convencer quem acreditava que as oitavas de final era um mero sonho. 

Cenário do confronto em Lima foi um espetáculo à parte
Cenário do confronto em Lima foi um espetáculo à parteVítor Silva/Botafogo