Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Botafogo perde para Peñarol, mas garante vaga inédita na final da Libertadores

Guilherme Bianchini
Botafogo perdeu para o Peñarol, mas está na final da Libertadores
Botafogo perdeu para o Peñarol, mas está na final da LibertadoresVítor Silva/Botafogo
O Botafogo está na final da Libertadores pela primeira vez na história. A derrota para o Peñarol por 3 a 1 nesta quarta-feira (30), no Estádio Centenario de Montevidéu, passou longe de ameaçar a vaga, após goleada por 5 a 0 na ida. Báez (2) e Batista marcaram para os uruguaios, e Thiago Almada fez o gol que sacramentou a classificação alvinegra.

O Botafogo vai buscar o título inédito da Libertadores em 30 de novembro, contra o Atlético-MG, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Esta será a quarta final 100% brasileira nas últimas cinco edições do torneio.

Confira a tabela completa da Libertadores

O Glorioso está de volta a uma decisão continental após 30 anos. A última aparição foi na Recopa Sul-Americana de 1994, com derrota para o São Paulo no Japão (3 a 1). O Botafogo busca sua primeira taça de maior expressão desde o Brasileirão de 1995.

Com um mês até a final, o Alvinegro volta a se concentrar na briga pelo título brasileiro. O próximo compromisso é o clássico contra o Vasco, na terça-feira (5), no Nilton Santos, às 21h30.

Dose de sofrimento

Por maior que seja a vantagem, o Botafogo não costuma poupar o torcedor de emoções. Com time misto para preservar os titulares de linha pendurados (Barboza, Gregore, Luiz Henrique e Igor Jesus), além de Thiago Almada, o Alvinegro teve uma atuação ruim em Montevidéu e flertou de longe com o perigo.

As principais estatísticas de Peñarol x Botafogo
As principais estatísticas de Peñarol x BotafogoFlashscore

Sem nada a perder, o Peñarol foi com tudo para cima e abriu o placar aos 31 do primeiro tempo, com um chutaço de Jaime Báez da intermediária. O Botafogo escapou de um placar pior antes do intervalo, com direito a bola na trave, quase gol contra e intervenção crucial de Bastos.

Baez fez os dois gols do Peñarol contra o Botafogo
Baez fez os dois gols do Peñarol contra o BotafogoDivulgação/Peñarol

Expulsões, emoção e alívio

Uma desinteligência do goleiro Washington Aguerre deixou o Botafogo mais tranquilo no intervalo. Logo após o fim do primeiro tempo, o arqueiro uruguaio agrediu John com um pisão e foi imediatamente expulso. Apesar da vantagem numérica, a etapa final ainda reservava mais uma dose de drama para os alvinegros.

Thiago Almada fez o gol do Botafogo contra o Peñarol
Thiago Almada fez o gol do Botafogo contra o PeñarolVítor Silva/Botafogo

Sem conseguir se impor, o Bota viu Báez repetir a dose e marcar mais um golaço, aos 21. Logo depois, Mateo Ponte levou dois amarelos praticamente consecutivos e também foi expulso. A sequência deixou o botafoguense ainda mais ressabiado, mas o time soube controlar a pressão após o 2 a 0.

Veja todos os detalhes de Peñarol 3x1 Botafogo

Para eliminar qualquer resquício de sofrimento, Thiago Almada e Marlon Freitas encaixaram contra-ataque aos 43, e o argentino mandou para dentro. Batista marcou para o Peñarol no minuto seguinte, mas a vaga já era do Botafogo.

Botafogo está na final da Libertadores
Botafogo está na final da LibertadoresVítor Silva/Botafogo