Botafogo vence LDU e assume vice-liderança do Grupo D da Libertadores
Depois de perder os dois primeiros jogos, o Botafogo chega à segunda vitória para ser o novo vice-líder da chave, com 6 pontos, mesma pontuação do líder Junior Barranquilla-COL, que leva a melhor no saldo de gols.
A pontuação dos outros times da chave mostra o equilíbrio que deve seguir até a última rodada. O Universitario-PER tem 5 pontos, um a mais que a LDU.
No domingo (12), o Botafogo visita o Fortaleza pela 6ª rodada do Brasileirão. O próximo jogo na Liberta acontece na quinta, fora de casa, contra o Universitario-PER. Este será o primeiro dos dois últimos jogos nesta fase de classificação, ambos fora de casa, que vão determinar o futuro do time carioca na competição.
Confira a classificação atualizada da Libertadores
Duelo parelho
O Botafogo tomou a iniciativa do jogo e quase marcou logo aos 2 minutos com Júnior Santos. A LDU tentava diminuir o ritmo da partida, sem pressa de sair no contra-ataque e tentando valorizar a posse.
Aos 17 minutos, os equatorianos saíram na frente com o lance sendo anulado após um revisão de 10 minutos do VAR.
Protagonista no lance que quase fez a LDU abrir o placar, quando tentou um chapéu no adversário no seu campo de defesa, Luiz Henrique mostrou seu categoria novamente, mas agora perto da área adversária.
Sua boa jogada pela direita deixou Hugo em boa condição de finalizar para abrir o placar e soltar o grito da torcida que lotou o Nilton Santos.
Empate para forçar reação
Desperdiçar chances em um jogo tão ajustado poderia cobrar um alto preço. Jeffinho perdeu boa oportunidade antes da LDU chegar ao empate, nos acréscimos, na bola área, que mostrava ser um bom caminho para os visitantes.
O VAR entrou em ação novamente, desta vez para confirmar o gol de Estrada, que fez o time de Quito ir para o vestiário com um bom resultado.
Veja os detalhes de Botafogo x LDU
Gol salvador de Júnior Santos
A ansiedade e o nervosismo jogaram contra o Botafogo no segundo tempo, uma vez que o time precisava da vitória de todas as formas. Antes que o tempo para encontrar a vitória ficasse curto demais, Júnior Santos tirou o Bota do sufoco.
Aos 24 minutos, ele recebeu boa bola de Romero, que tinha entrado no intervalo. Livre de marcação, Santos chutou cruzado para vencer o goleiro Dominguez.
A LDU fez mudanças para sair com, pelo menos, um ponto na bagagem, mas o Botafogo foi eficiente para segurar o resultado e seguir vivo na briga pela classificação para as oitavas de final.