Botafogo vence Palmeiras e larga em vantagem por vaga nas quartas da Libertadores
Com o resultado, o Botafogo larga em vantagem por uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. No Allianz Parque, na próxima semana, o time carioca vai jogar por um empate para poder prosseguir na competição continental.
Confira a tabela da Copa Libertadores no Flashscore
O Palmeiras, por sua vez, terá que buscar uma vitória por dois gols de diferença para avançar de forma direta. Caso consiga triunfar por um gol de frente, a vaga nas quartas de final será decidida nos pênaltis.
O Botafogo, de Artur Jorge, quebrou uma sequência de duas derrotas consecutivas em todas as competições. Nos últimos seis jogos que antecederam ao confronto desta quarta-feira, o Botafogo havia vencido apenas um.
Veja detalhes de Botafogo 2 x 1 Palmeiras
O Palmeiras ampliou o momento negativo. A equipe de Abel Ferreira só venceu uma partida nas últimas sete que disputou em todos os torneios, sendo inclusive eliminado da Copa do Brasil para o Flamengo. Na competição nacional, o Botafogo também deu adeus ao ser eliminado pelo Bahia.
Botafogo vence em primeiro tempo movimentado
Botafogo e Palmeiras protagonizaram um grande jogo no Nilton Santos, tendo múltiplas oportunidades, criando grandes jogadas e empolgando suas torcidas. Mas o time da casa foi mais eficiente ao explorar suas chances e construiu o resultado que lhe garantiu a vitória na etapa inicial.
Aos seis minutos, o Botafogo começou a ensaiar o que viria pela frente em tentativa de finalização de Luiz Henrique. O chute saiu torto, mas o atacante do Glorioso não desperdiçaria uma segunda chance. Aos 21 minutos, Igor Jesus fez o cruzamento na medida e Luiz Henrique cabeceou para o fundo das redes de Weverton.
O Palmeiras não se intimidou com o placar favorável ao adversário e manteve seu ritmo de jogo, sendo premiado aos 32 minutos, com Maurício fazendo o arremate e contando com a ajuda do goleiro John.
O Botafogo foi mais uma vez à luta no confronto e conseguiu responder ao gol marcado pelo adversário. E foi um belo tento. Aos 38 minutos, Igor Jesus venceu Vitor Reis na velocidade e esticou-se para chutar por baixo das pernas de Weverton, selando o resultado ainda na etapa inicial.
Controle e poucas emoções
O segundo tempo foi mais morno, com o Botafogo administrando o resultado, enquanto o Palmeiras tentou ser mais ofensivo um pouco tarde demais, com a volta do jovem Estêvão, que recuperou-se de lesão.
O Botafogo também teve um retorno importante. Tiquinho Soares, depois de três jogos de ausência, voltou a ser acionado. Mas ele também não teve tantos espaços e oportunidades para fazer a diferença.
A conclusão da partida foi arrastada e teve praticamente uma única exceção: a cabeçada de Barboza praticamente no último lance do jogo que assustou Weverton.
Fim de invencibilidade do Verdão
O Palmeiras não perdia uma partida de Copa Libertadores desde a primeira rodada da fase de grupos do ano passado, quando acabou derrotado por 3 a 1 para o Bolívar, em La Paz. Eram, portanto, 17 partidas sem conhecer o gostinho da derrota no torneio continental.
Próximos jogos
Palmeiras e Botafogo voltam a se encontrar na próxima quarta-feira (21), no Allianz Parque, às 21h30, pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores.
Antes do duelo decisivo, as equipes terão compromissos pelo Brasileirão. E serão clássicos.
O Botafogo terá o Flamengo, no Nilton Santos, no domingo (18), às 18h30. No mesmo dia, só que às 16h, o Palmeiras recebe o São Paulo, no Allianz Parque. Ambos os jogos serão pela 23ª rodada.