Brasileirão pode ter G9 inédito para a próxima Libertadores
Via Brasileiro, quatro equipes se classificam diretamente para as fase de grupos do torneio continental, enquanto o 5º e o 6º colocado ganham vaga para a fase preliminar.
Com o Atlético-MG nas decisões da Libertadores (contra o Botafogo) e da Copa do Brasil (contra o Flamengo), o G6 da Série A 2024 já virou G-7.
Isto porque, independentemente do resultado do Galo nas duas finais, Flamengo (atual 4º colocado do Brasileirão) ou Botafogo (atual líder) garantirão uma das vagas.
• Caso o Botafogo seja campeão da Libertadores, ele abre uma sétima vaga no campeonato.
Siga a decisão da Libertadores com o Flashscore
• Caso o Atlético vença só a Libertadores, o Flamengo ganha a vaga como campeão da Copa do Brasil. Se os mineiros vencerem ambas as competições, a Copa do Brasil "cede" a vaga a que tem direito para a Série A.
Siga a final da Copa do Brasil com o Flashscore
• Caso o Galo perca as duas decisões, o Brasileirão deve ter um G8, pois Botafogo e Flamengo abririam mais duas vagas.
E se o Cruzeiro (atual 8º lugar no Brasileiro) ganhar a Copa Sul-Americana, a Série A teria um G9, já que a conquista da Sula também rende um lugar na próxima Libertadores.
A Raposa superou o Lanús nesta quarta-feira (30), e encara na decisão do torneio sul-americano o vencedor do duelo entre Corinthians e Racing.
O atual nono colocado da Série A é o Vasco, com 43 pontos.
Confira a tabela do Brasileirão
Festival de vagas
O Brasil nunca teve nove times disputando a Libertadores de forma simultânea.
Até 2001, a Série A só mandava para o torneio continental seu campeão e vice. Até meados dos anos 1990, apenas dois brasileiros jogavam a Liberta e ainda eram colocados no mesmo grupo.
Em 2000, a Conmebol ampliou seu torneio de 20 para 32 equipes. Em 2017, a Libertadores inchou novamente para receber 47 clubes e ganhou mais fases preliminares.
Atualmente, pelo menos quatro clubes de 10 países competem no torneio, sendo que a Argentina e o Brasil têm o maior número de representantes (seis e sete clubes, respectivamente, no mínimo).