Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasileiros entram como favoritos nas quartas de final da Libertadores

Savarino é uma das armas do Botafogo na Libertadores
Savarino é uma das armas do Botafogo na LibertadoresVítor Silva/Botafogo
Se o retorno ao River Plate do prestigiado técnico argentino Marcelo Gallardo abalou o futebol sul-americano, a eliminação do todo-poderoso Palmeiras teve impacto na Copa Libertadores, que começa nesta semana com as quartas de final, com cinco clubes brasileiros em ascensão.

Gallardo comandou o El Millonario por oito anos e meio (2014 a 2022) em sua primeira passagem, conquistando 14 títulos, incluindo as Libertadores de 2015 e 2018, e em seu segundo ciclo como técnico, que começou no início do mês passado, ele eliminou com sucesso o Talleres nas oitavas de final.

Confira a tabela completa da Libertadores

Com duas vitórias, o River Plate avançou para as quartas de final e se colocou como favorito contra o Colo-Colo, que enfrenta em Santiago na terça-feira (17).

O River está buscando seu quinto título da Libertadores desde que derrotou o arquirrival Boca Juniors na final de 2018 no Santiago Bernabéu, enquanto “El Cacique” foi o único clube chileno a colocar sua assinatura (1991) no livro dos campeões americanos.

O vencedor do confronto desta terça-feira, que será disputado no jogo de volta no Monumental de Buenos Aires no dia 24 deste mês, enfrentará nas semifinais o vencedor da partida entre Fluminense, o atual campeão da Libertadores, e o Atlético-MG

Semifinal brasileira?

A tabela da fase eliminatória está preparando uma eventual semifinal brasileira. Botafogo e São Paulo se enfrentarão no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (18), enquanto o multimilionário Flamengo tentará superar o Peñarol na quinta-feira (19).

Líder do Brasileirão, que derrotou o Palmeiras nas oitavas de final, o Botafogo vai para o confronto com o São Paulo, que também venceu o Nacional do Uruguai na última rodada.

O Botafogo está determinado a confirmar seu status como um dos times mais temidos do continente, graças aos milhões de dólares investidos por seu proprietário americano, John Textor. A prova disso foi o fato de já ter eliminado o Palmeiras, vencedor de duas das últimas quatro Libertadores.

O tricampeão Flamengo, mais uma vez, mergulhou em seu milionário talão de cheques para reforçar o time de Tite, contratando o equatoriano Gonzalo Plata, o zagueiro argentino Carlos Alcaraz e o veterano lateral esquerdo Alex Sandro.

No entanto, o Mengão não contará com o atacante Pedro, devido a uma lesão. O meio-campista uruguaio Nicolás de la Cruz, que ficou de fora da última rodada das eliminatórias com uma lesão muscular, é dúvida.

O Peñarol, com cinco títulos da Libertadores, enfrentará esse cenário contra o Fla e, depois da eliminar o The Strongest nas oitavas de final, suas esperanças de chegar às semifinais desde 2011, quando perdeu a final para o Santos de Neymar, têm metade do Uruguai em suspense.