Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Efeito Messi pode colocar Inter Miami em novo torneio de clubes da Conmebol e Concacaf

Josias Pereira
Messi já marcou nove gols em seis jogos pelo Inter Miami
Messi já marcou nove gols em seis jogos pelo Inter MiamiAFP
Com o sucesso de Messi nos Estados Unidos, a Conmebol planeja a possibilidade de um torneio quadrangular com os vencedores de suas competições continentais - Libertadores e Sul-Americana - e os campeões dos certames da Concacaf, a Concachampions e a recente Leagues Cup. É o que aponta o diário argentino Olé, em publicação nesta quinta-feira (17).

No início deste ano, a Conmebol já havia anunciado a realização desta competição a partir do próximo ano. No entanto, ainda não foi definido pela entidade e também pela Concacaf quais serão os critérios de presença neste quadrangular.

"A CONMEBOL e a Concacaf também organizarão uma competição envolvendo os principais clubes das respectivas confederações. As quatro equipes participantes (duas de cada confederação) se classificarão por meio das competições de clubes existentes da CONMEBOL e da Concacaf e as duas confederações estão trabalhando para que a primeira edição deste torneio seja disputada em 2024", disse a entidade que rege o futebol sul-americano, em comunicado. 

Inter Miami, de Messi, pode herdar vaga da Concacaf

Com a possibilidade dos campeões da Libertadores e da Sul-Americana entrarem em campo neste novo tipo de competição, fica a dúvida sobre quais serão os times da Concacaf. É aí que entra o efeito Messi.

O vencedor da Concachampions, o Léon, seria o time garantido, restando apenas uma vaga. Ela poderia ser preenchida pelo vencedor da Leagues Cup, o torneio que reúne os times da MLS e da Liga MX e no qual o Inter Miami, de Messi, está na decisão. A equipe do camisa 10 argentino terá como rival o Nashville, também da MLS, neste sábado (19), às 22h (de Brasília).

Ressuscitando a Copa Interamericana

A competição reedita a Copa Interamericana, torneio disputado de 1968 a 1998 e que colocava frente os campeões da Copa Libertadores da América e da Copa dos Campeões da Concacaf.

Nenhum brasileiro foi campeão deste torneio, até porque os clubes do país não se interessavam pela competição e chegaram a declinar do convite por vários anos. O único que disputou a taça foi o Vasco. Campeão da Libertadores de 1998, a equipe cruzmaltina foi derrotada pelo DC United, dos Estados Unidos, naquela que seria a última edição da disputa. 

Os campeões da Copa Interamericana

1969 Estudiantes de La Plata (Argentina)

1972 Nacional (Uruguai)

1973 Independiente (Argentina)

1974 Independiente (Argentina)

1976 Independiente (Argentina)

1978 América (México)

1980 Olimpia (Paraguai)

1981 Pumas (México)

1986 Argentinos Juniors (Argentina)

1987 River Plate (Argentina)

1989 Nacional (Uruguai)

1990 Atlético Nacional (Colômbia)

1991 América (México)

1992 Colo Colo (Chile)

1994 Universidad Católica (Chile)

1996 Vélez Sarsfield (Argentina)

1997 Atlético Nacional (Colômbia)

1998 DC United (MLS-Estados Unidos)