Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

EXCLUSIVO: Conmebol confirma decisão da Libertadores no estádio do River

Alex Xavier
Dono da casa, o River Plate corre sério risco de não estar na decisão
Dono da casa, o River Plate corre sério risco de não estar na decisão CA River Plate
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) afirmou ao Flashscore nesta quinta-feira (24) que a final da Libertadores não mudará de estádio mesmo que dois times brasileiros se classifiquem para a final.

A decisão está marcada para dia 30 de novembro no Monumental de Núñez, casa do River Plate, em Buenos Aires.

Veículos de imprensa brasileiros noticiaram que a entidade estaria estudando mudar a decisão de endereço. O motivo seria que as torcidas de Atlético-MG e Botafogo – times que encaminharam suas classificações para a final nesta semana – dificilmente lotariam os mais de 80 mil lugares do Monumental.

A capacidade do novo Monumental é de 86 mil pessoas
A capacidade do novo Monumental é de 86 mil pessoasCA River Plate

"É fake news", garantiu a Conmebol, ao Flashscore. "Não há hipótese de a final mudar de estádio, não importa quais equipes cheguem lá", acrescentou a entidade.

A Conmebol disse também estar contente com o sistema de final em jogo único, implementado em 2019. 

A torcida do River com certeza lotaria seu estádio na finalíssima do dia 30, mas a equipe argentina apanhou de 3 a 0 do Galo no duelo de ida das semifinais, em Belo Horizonte.

Já o Peñarol, clube mais popular do Uruguai, sediado em Montevidéu – cidade vizinha a Buenos Aires –, levou de 5 a 0 do Botafogo, nesta quarta-feira, e também está praticamente eliminado.

Desde que Lima sediou a primeira decisão da Libertadores disputada em uma partida só, apenas times brasileiros se sagraram campeões do torneio.

A sede da finalíssima da Libertadores já mudou em duas ocasiões recentes, mas apenas por questões de segurança. Em 2018, a segunda partida da decisão que seria no Monumental foi disputada no Santiago Bernabéu, em Madri, porque o ônibus dos jogadores do Boca Juniors foi atacado por torcedores do River Plate.

Em 2019, Santiago sediaria a finalíssima, mas protestos massivos contra o governo forçaram a mudança do jogo para o Peru.