Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fábio defende dois pênaltis, Fluminense vence Grêmio e vai às quartas da Libertadores

Josias Pereira
Fábio é celebrado por companheiros após disputa de pênaltis
Fábio é celebrado por companheiros após disputa de pênaltis PABLO PORCIUNCULA/AFP
O Fluminense venceu o Grêmio por 4 a 2 nos pênaltis, em jogo disputado nesta terça-feira (20), no Maracanã, e avançou às quartas de final da Copa Libertadores da América. Na marca da cal, brilhou a estrela do goleio Fábio, conhecido por sua fama em penalidades. Foram duas defesas do veterano arqueiro, que deixou Arias tranquilo para sacramentar a classificação.

Na ida, no Couto Pereira, o Fluminense foi derrotado pelo Grêmio por 2 a 1. Mas, no Maracanã, o mesmo placar foi devolvido pela equipe carioca, resultado que levou o jogo para a disputa de pênaltis. 

Confira a tabela da Copa Libertadores no Flashscore 

Os gols do triunfo do Flu no tempo normal foram marcados por Thiago Silva e Jhon Arias, esse último em cobrança de pênalti. Na etapa final, Gustavo Nunes dimininuiu o placar para o Grêmio. 

O atual campeão da Libertadores quebrou uma sequência de oito jogos em todas as competições sem vitórias frente ao Grêmio.

A equipe da casa ainda contou com o brilho do goleiro Fábio, que surgiu para resgatar o Tricolor após o erro de Ganso logo na primeira cobrança de pênalti. Frio, Arias foi o responsável por determinar o resultado no Maracanã.

Uma classificação suada em uma disputa muito equilibrada. Nas quartas, o Fluminense terá pela frente o Atlético-MG. 

Veja detalhes de Fluminense 2 (4) x 1 (2) Grêmio 

As estatísticas da vitória do Fluminense sobre o Grêmio (conta-se 3 a 1, mais uma unidade, pela vitória nos pênaltis)
As estatísticas da vitória do Fluminense sobre o Grêmio (conta-se 3 a 1, mais uma unidade, pela vitória nos pênaltis)Flashscore

Flu foi com tudo 

Com a corda no pescoço, o Fluminense não perdeu tempo e se lançou ao ataque em busca da remontada para cima do adversário gaúcho. Além da imposição ofensiva, o time mostrou muita disposição na marcação. 

A aplicação tática foi premiada aos 13 minutos, quando Thiago Silva subiu mais alto que a defesa do Grêmio e testou firme para o fundo das redes de Marchesín. O 15º gol do veterano zagueiro com a camisa do Fluminense, o primeiro em seu retorno às Laranjeiras. 

Jogadores do Fluminense comemoram o gol marcado por Arias
Jogadores do Fluminense comemoram o gol marcado por AriasMARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Destaque ainda para Arias, responsável pelo cruzamento "com afeto", seu 7º passe para gol nesta temporada, o maior "garçom" do elenco do Fluminense em 2024. 

Aos 21 minutos, o Fluminense voltou a levar perigo ao gol de Marchesín. Arias partiu em velocidade no contra-ataque e bateu cruzado. A bola desviou em Dodi e o lance foi parar no VAR. A revisão, demorada (no padrão CONMEBOL), flagrou o toque no braço do jogador gremista. Pênalti cobrado por Arias aos 27 minutos do primeiro tempo e o segundo gol do Fluminense.

Peleja gaúcha 

O Fluminense teve mais uma oportunidade nos acréscimos da etapa inicial com Arias, mas Marchesín, desta vez, levou a melhor. O placar de 2 a 0 favorecia ao time da casa. Era a hora do Grêmio buscar ao menos um gol para levar o jogo para a disputa de pênaltis. 

Renato decidiu mandar a campo força total, com Cristaldo e Gustavo Nunes. A equipe visitante voltou para o segundo tempo disposta a colocar Fábio para trabalhar. 

Gustavo Nunes diminuiu a vantagem do Fluminense e levou o jogo para os pênaltis
Gustavo Nunes diminuiu a vantagem do Fluminense e levou o jogo para os pênaltisPABLO PORCIUNCULA AFP

Aos 24 minutos, o Grêmio chegou a balançar as redes com Jemerson, mas a arbitragem flagrou impedimento do zagueiro do time gaúcho na jogada. Pouco tempo depois, todavia, aos 30, Gustavo Nunes aproveitou o rebote de Fábio em cruzamento rasteiro de Monsalve e mandou para o gol, levando a decisão do classificado para a disputa de pênaltis. 

Foi um fim de jogo tenso, ainda mais depois que John Kennedy empurrou para as redes de Marchesín. O juiz, porém, assinalou impedimento de Thiago Silva na jogada, anulando o tento que poderia dar a classificação ao time da casa. 

Na marca da cal 

Ganso, que fez uma grande partida, acabou vacilando e perdendo o primeiro pênalti da disputa. Ele deslocou Marchesín, mas mandou na trave esquerda. Na sequência, Reinaldo não perdoou e colocou o Grêmio à frente na disputa. 

Fábio foi o herói da noite no Maracanã
Fábio foi o herói da noite no MaracanãMarcelo Gonçalves/Fluminense FC

Thiago Silva tratou de igualar, mandando no meio do gol. Nathan tentou fazer o mesmo, mas a perna de Fábio impediu o gol do time visitante. O Fluminense retomou a dianteira na disputa com uma batida firme de John Kennedy, buscando o canto direito. Monsalve, todavia, empatou logo depois. Faltou muito pouco para Fábio fazer a defesa.

As cobranças prosseguiram. Lima foi certeiro e Fábio, como sempre, voltou a se destacar nos pênaltis, pulando no canto esquerdo e defendendo o chute de Cristaldo. Arias veio logo na sequência para definir a vitória por 4 a 2 nos pênaltis e colocar o Fluminense nas quartas de final da Libertadores.  

Próximos jogos 

As duas equipes agora vão voltar suas atenções para o Brasileirão. O Fluminense joga contra o Atlético-MG no sábado (24), no Mineirão, às 21h. Um dia depois, no domingo (25), o Grêmio joga no Heriberto Hülse, contra o Criciúma, às 16h. Ambos os jogos serão pela 24ª rodada. 

As notas dos jogadores titulares de Fluminense e Grêmio na partida
As notas dos jogadores titulares de Fluminense e Grêmio na partidaFlashscore