Fluminense empata em casa, mas avança para as oitavas da Libertadores
O adversário da próxima fase sai em sorteio marcado para o dia 5 de julho, com o Flu tendo a vantagem de fazer o jogo de volta dentro de casa.
O outro classificado do grupo foi o River Plate, que venceu o The Strongest e chegou aos mesmos 10 pontos do brasileiros, que levaram a melhor no saldo de gols. O Sporting Cristal se despede da Liberta mas garante presença na Sul-Americana, com os bolivianos se concentrando somente no torneio local.
O Fluminense volta a jogar no sábado, fora de casa, contra o São Paulo, pela 13ª rodada do Brasileirão.
Decisão no Maraca
A partida tinha caráter decisivo, com a classificação do Fluminense precisando ser confirmada dentro de campo, com alguma atenção sendo direcionada para o jogo do River.
Uma derrota seria um desastre para o Flu e o duelo ficou perigoso no segundo tempo, com o empate no placar aliado a um desempenho irregular dos donos da casa trazendo apreensão para as arquibancadas do Maracanã.
O Fluminense teve muito trabalho para superar a boa marcação do Sporting Cristal. O time peruano, inclusive, abusava do excesso de força e vontade em alguns lances, que exigiam maior presença da arbitragem. Foi inevitável que encontros mais ríspidos acontecessem para colocar um clima de Libertadores no confronto.
O jogo pegado viu o zero sair do placar com um gol com a cara de Cano. Aos 22 minutos, ele recebeu passe de Árias para, com dois toques, deixar sua marcar e fazer o "L". O pequeno espaço dado pela zaga foi suficiente para o argentino dominar e bater no canto do goleiro, que pulou sem nada poder fazer.
Veja como foi Fluminense x Sporting Cristal
O Sporting Cristal, que teve melhor começo de jogo, caiu de ritmo, mas conseguiu encontrar o empate em gol de cabeça de Brenner após cobrança de escanteio. O atacante brasileiro subiu sozinho para cabecear, com a bola tocando na trave antes de cruzar a linha. O Flu também acertou a trave aos 41 minutos, indo para o intervalo com tudo igual no placar.
Apreensão antes do apito final
O começo do segundo tempo do Fluminense foi abaixo da média, com Fernando Diniz tentando corrigir da beira do campo. Foi somente na metade da parcial que o time da casa começou a chegar com perigo. Mas a oscilação voltou a aparecer com a torcida não escondendo sua preocupação com o que era visto.
O Sporting Cristal não teve outra opção a não ser ir pra cima, mas encontrou um Fluminense aguerrido, que teve seus méritos para segurar o placar. Ao mesmo tempo em que comemorou a classificação, a torcida carioca vaiou nova atuação que ficou longe de agradar.